Garibaldi: uma viagem na rota dos espumantes
Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. Localizada na serra gaúcha, a 110 km da capital Porto Alegre, Garibaldi foi colonizada por imigrantes italianos e oferece aos visitantes a Rota dos Espumantes, uma forma divertida e sofisticada de contar a história do local e das bebidas nobres.
Rodeado por colinas e parreiras, com arquitetura tipicamente europeia, a cidade remete à região francesa de Champagne e funciona como um cartão de visitas para conhecer as fábricas da glamourosa bebida.
Na rota dos espumantes, o turista poderá conhecer a história dessa bebida, que chegou a cidade em 1913, quando foram elaborados os primeiros espumantes brasileiros. Além disso, é possível acompanhar técnicas de elaboração, como charmat e champenoise, além de participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
O visitante também poderá apreciar o charme da arquitetura histórica dos prédios de Garibaldi e se encantar pela paisagem formada pelas vinícolas.
Não deixe também de fazer o passeio na Maria-Fumaça que parte de Bento Gonçalves, a 16 km de Garibaldi. O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação de origem e termina na cidade vizinha de Carlos Barbosa - uma parada estratégica é feita em Garibaldi, com muita música e brindes. A viagem, de cerca de duas horas, é animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões. A Terra do Champanha espera por você.
Fonte:
21/03/2014 12:34
Artigos Relacionados
Garibaldi faz relato sobre viagem à ONU
Receita aperta controle e exige que vinhos e espumantes tenham selo especial
Itaguaçu (ES): Rota dos imigrantes na natureza
Rota das cervejas atrai turistas
Cândido Portinari na rota do Roda SP
'Rota do Cordeiro' discute inovação tecnológica no NE