Garotinho afirma que houve acordo entre Saturnino e Lupi para divisão do mandato de senador



Em depoimento na noite desta quarta-feira (24) no Conselho de Ética do Senado, o ex-governador e atual secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, afirmou que o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) prometeu licenciar-se no meio de seu atual mandato em favor do primeiro suplente, Carlos Lupi. O acordo teria sido firmado entre Saturnino, então no PSB, e o presidente do PDT, Leonel Brizola, para acomodar a pretensão do PDT de lançar candidatos ao governo estadual e ao Senado nas eleições de 1998.

De acordo com Garotinho, que foi o candidato do PDT ao governo do estado, os termos desse entendimento foram firmados em reunião realizada no apartamento de Brizola, em Copacabana. Dias depois, o acordo foi anunciado em reunião do conselho político da campanha, que reunia representantes dos partidos coligados.

Respondendo a uma indagação do relator do processo aberto pelo PDT contra Saturnino no Conselho de Ética, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), Garotinho explicou que a promessa de Saturnino não foi tornada pública, embora a imprensa tivesse divulgado alguns rumores a respeito.

- Divisão de mandato não seria um assunto para se colocar em público - justificou Garotinho. Ele disse não acreditar que Saturnino tenha sido coagido a abandonar o mandato depois de quatro anos, como chegou a afirmar em sua defesa no Conselho de Ética. Garotinho classificou esse tipo de acordo de "tenso, mas normal".



24/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética ouve defesa de Saturnino no caso da divisão de mandato

SATURNINO ELOGIA ACORDO ENTRE GOVERNADOR E PREFEITO DO RIO

ACM AFIRMA DESCONHECER ACORDO ENTRE PMDB E PSDB PARA ELEIÇÃO NO SENADO E NA CÂMARA

Saturnino pede votos para Wladimir Palmeira e chama o casal Garotinho de "maus atores"

Negociações para acordo de livre comércio entre UE e Mercosul devem avançar, afirma Soares Pacheco

Senador do PDT diz que Lupi deveria se afastar do ministério