Mário Covas poderá dar nome ao Aeroporto de Viracopos



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), poderá passar a denominar-se Aeroporto Internacional de Viracopos - Governador Mário Covas, conforme projeto terminativo aprovado nesta terça-feira (dia 8), por unanimidade, pela Comissão de Educação. A matéria foi relatada pelo senador Pedro Piva (PSDB-SP), que destacou "a figura do inesquecível político, um dos mais ilustres nomes da história do estado de São Paulo e do país". Se não houver recurso para que seja submetida ao plenário, a proposta irá à Câmara.

Em sua justificativa, o autor descreve a trajetória de Mário Covas, que iniciou sua vida pública como diretor de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos. Eleito deputado federal, teve suas atividades parlamentares abruptamente interrompidas pela cassação de seu mandato e seus direitos políticos suspensos por dez anos, na época do regime militar. Covas retornou à vida pública em 1979, ao assumir a presidência do PMDB.

O senador José Fogaça (PMDB-RS) ressaltou a integridade e a determinação do ex-governador na luta pelo interesse nacional, "muitas vezes confundida com teimosia". Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que uma das principais contribuições de Covas foi ter dado o exemplo de como organizar as finanças públicas. "Depois de receber um estado com suas contas totalmente desarrumadas pelas administrações anteriores, ele conseguiu colocar a casa em ordem", lembrou.

Covas "deveria ser a pedra angular do comportamento político dos brasileiros", afirmou o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Carlos Patrocínio (PFL-TO) ressaltou que o homenageado "talvez seja o maior político contemporâneo deste país". Moreira Mendes (PFL-RO) concordou com o acerto da homenagem e lembrou que Covas também será homenageado com a inauguração da sede da Confederação Nacional do Turismo, que terá seu nome.

Os senadores Gérson Camata (PMDB-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Hugo Napoleão (PFL-PI) também apoiaram a homenagem a Covas.

Franco Montoro

O senador Eduardo Suplicy pediu vista do projeto do deputado Silvio Torres que denomina Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, governador André Franco Montoro. A matéria, que tem parecer favorável do senador Pedro Piva (PSDB-SP), trata de uma homenagem que, segundo Pedro Simon, já havia sido proposta por ele, "há vários anos", para o ex-deputado Ulysses Guimarães.

08/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroporto de Palmas poderá ter novo nome

Aeroporto de Montes Claros receberá o nome de Mário Ribeiro

OSCAR PASSOS PODERÁ DAR NOME AO AEROPORTO DE RIO BRANCO

AEROPORTO DE TERESINA PODERÁ TER NOME DE PETRÔNIO PORTELLA

Plácido de Castro poderá dar nome a aeroporto de Rio Branco

Gaúcho poderá emprestar nome para aeroporto de Rio Branco