Geovani Borges comemora aprovação pela Assembleia Legislativa do Amapá de projeto que beneficia deficientes auditivos



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou nesta terça-feira (2) a aprovação, pelo legislativo do Amapá, de projeto de lei que autoriza o Executivo estadual a disponibilizar intérpretes da Língua Brasileiras de Sinais (Libras) em hospitais e prontos-socorros da rede pública estadual. O objetivo do projeto, de autoria do deputado Moisés Souza, é facilitar e humanizar o atendimento médico aos portadores de deficiência auditiva, bem como facilitar a comunicação médico-paciente para posterior diagnóstico.

Geovani disse que embora se investa muito em Libras na educação e nos meios de comunicação, o mesmo não é feito em outras áreas, como a saúde pública.

- O direito de deficientes auditivos está previsto na nossa Constituição, mas, na prática, a realidade é outra. Quando o deficiente procura atendimento, na maioria das vezes encontra dificuldades para se comunicar com quem está prestando esse atendimento. Isso resulta em dificuldade para o diagnóstico - disse.

"Surdo-mudo"

Em seu pronunciamento, o senador também defendeu o combate ao "erro social" de se rotular os deficientes auditivos de "surdos-mudos". Ele explicou que o fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. Assinalou que a mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez, e são minorias os surdos que também são mudos.

- Fato é a total possibilidade de um surdo falar através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício. Por essa razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons - disse.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Câmara vai analisar projeto que beneficia deficientes auditivos

CAE adia votação de projeto que beneficia deficientes auditivos

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES AUDITIVOS

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges comemora aniversário da Universidade Federal do Amapá

Geovani Borges comemora construção de sede da Justiça Federal do Amapá