Geovani Borges destaca descoberta na Região Norte do 'maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo'



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) registrou em Plenário, nesta sexta-feira (16), a descoberta de aquífero nomeado como Alter do Chão, reservatório com 4,37 milhões de quilômetros quadrados e espessura de 545 metros. Conforme o senador, esse seria o maior reservatório subterrâneo de águas doces do mundo e sua identificação resultou do trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do Pará.

- A descoberta precisa ser celebrada como prova das potencialidades da Região Norte, ainda insuficientemente lembrada nos planos turísticos e científicos do Brasil - comentou.

Batizado de Alter do Chão numa referência à localidade de mesmo nome em Santarém (PA), o aqüífero agora identificado com um único grande reservatório se localiza sob áreas dos estados do Amapá, Pará e Amazonas. De acordo com o senador, suas dimensões ainda não foram conclusivamente mapeadas, mas os dados coletados ao longo de 30 anos já permitem assegurar que é maior que o aqüífero Guarani - de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, com 70% de sua área no centro-sudoeste do Brasil e o restante distribuídos entre a Argentina, Uruguai e Paraguai.

As informações trazidas pelo senador são do geólogo Milton Matta, professor da Universidade Federal do Pará. Pelas pesquisas, ele disse ser possível afirmar que sai do aquífero toda a água que abastece Santarém e quase a totalidade de Manaus, a capital do Amazonas.

Geovani Borges observou que a ONU considera a água como a "seiva" do planeta. Porém, apenas 0,007% do total estão disponíveis para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas que habitam a terra. Como disse, esse fato desperta "angústia" nos que pensam no futuro.

- Deus é de fato generoso com este País. As ameaças se erguem, os problemas acenam e, mesmo assim, ainda somos agraciados com a descoberta que aqui hoje saudamos - salientou.

Justiça Federal

No pronunciamento, ele informou ainda que a bancada federal do seu estado conseguiu garantir recursos no valor de R$ 35 milhões para a construção da sede da Justiça Federal do Amapá. No prédio, serão instaladas seis varas de Justiça. Também registrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acabou de aprovar a instalação de uma vara federal no município de Oiapoque e outra em Laranjal do Jarí, ambos no estado. Ele louvou a medida, mas apelou para a concessão de mais uma vara para a capital.

O senador também aproveitou para saudar a Companhia de Eletricidade do Amapá pela iniciativa de treinamento para capacitar técnicos de operação que trabalham com o óleo utilizado na produção de energia. Em parceria com a Petrobrás, como afirmou, o treinamento permitirá que os técnicos atuem com maior conhecimento e segurança.



16/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo assina acordo para construção do maior aquário de água doce do mundo no MS

Campo Grande terá maior aquário de água doce do mundo, diz Waldemir Moka

Brasil: reservatório de água do mundo

CABRAL: DESCOBERTA DE BACIA DE GÁS TRARÁ DESENVOLVIMENTO À REGIÃO NORTE

Visitas ao maior reservatório-túnel de água tratada da América Latina terminam amanhã

Geovani Borges destaca 3ª Semana do Empreendedorismo