Campo Grande terá maior aquário de água doce do mundo, diz Waldemir Moka




A cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, ganhará o maior aquário de água doce do mundo. O anúncio foi feito pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) no Plenário do Senado nesta terça-feira (24). A ordem de serviço para início das obras do empreendimento turístico foi assinada na segunda-feira (23) pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, em solenidade com a presença da ministra da Pesca, Ideli Salvatti, e do ministro do Turismo, Pedro Novaes.

Waldemir Moka destacou que a atração, a ser sediada no estado ao qual pertencem dois terços da região do pantanal, terá 18,6 mil metros quadrados de área construída, com 24 tanques, comportando 6,6 milhões de litros de água e sete mil espécies de animais.

- Será um projeto grandioso, o maior aquário de água doce do mundo, uma obra de custo aproximado de R$ 84 milhões, realizada com recursos próprios do governo do estado. Além de servir como atrativo turístico, a intenção é que o Aquário do Pantanal vire referência em todo o país para pesquisa e consulta sobre a fauna e flora pantaneira - explicou.

O aquário, acrescentou Waldemir Moka, terá capacidade para receber até 20 mil visitantes por dia e deve estar pronto no final de 2013. 

Pesca

Waldemir Moka registrou ainda que a ministra Ideli Salvatti aproveitou a visita ao Mato Grosso do Sul para assinar convênios do Ministério da Pesca para o desenvolvimento da atividade pesqueira no estado. O senador afirmou que, com 13% da água doce do mundo e uma região costeira de 8.500 km de extensão, o Brasil ocupa apenas a 21ª posição no ranking de produtores de pescado no mundo, com uma produção de 1 milhão de toneladas.

- O Brasil precisa incrementar e incentivar a produção de pescado para o mercado interno e para exportação. O Mato Grosso do Sul conta com importantes recursos hídricos do país, no entanto, o setor de pescado é pouco explorado no estado e em todo o país - declarou.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo assina acordo para construção do maior aquário de água doce do mundo no MS

Comemorações dos 112 anos de Campo Grande já começaram, informa Waldemir Moka

Waldemir Moka: Carta de Campo Grande quer novo indexador para dívidas dos estados

Geovani Borges destaca descoberta na Região Norte do 'maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo'

Moka critica TAM e Gol por suspenderem voos entre Campo Grande e Brasília

Marisa Serrano defende Campo Grande como sede da Copa do Mundo de 2014