Geovani Borges elogia caminhada pela acessibilidade em Macapá



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (30), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) elogiou a 31ª edição da Caminhada Alexandrina, evento que aconteceu no sábado passado em Macapá. Ele ressaltou que a caminhada, "um dos eventos mais tradicionais do Amapá", apresentou neste ano o tema acessibilidade para os portadores de deficiência.

De acordo com o Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, acessibilidade é a "condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida".

- A acessibilidade é condição básica para a inclusão dessas pessoas - reiterou Geovani Borges.

O senador lembrou que a caminhada, promovida pela escola estadual Alexandre Vaz Tavares, é uma mobilização essencialmente estudantil, mas também envolve organizações governamentais e não-governamentais, além de entidades privadas. Ele recordou ainda que o evento foi criado por um professor de educação física preocupado com a qualidade de vida dos alunos.

- E essa caminhada se transformou em uma mobilização reflexiva sobre os temas que afetam a vida em sociedade - acrescentou o parlamentar.

Pesar

Durante o discurso desta terça-feira, Geovani Borges solicitou um voto de pesar pelo falecimento, ocorrido na segunda-feira (29), de Heitor Picanço, aos 87 anos. Picanço foi prefeito de Macapá.



30/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)

Geovani Borges questiona obra da Infraero em Macapá

Geovani Borges comemora implantação de Projeto Macapá Digital

Geovani Borges apela por retomada de obras no aeroporto de Macapá

Gilvam Borges anuncia acordo para garantir 100% de acessibilidade na frota de ônibus de Macapá

Geovani Borges diz que Infraero vai resolver problema da nova pista do aeroporto de Macapá