Geovani Borges festeja Mazagão, a cidade do Amapá "que veio da África"



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comentou em Plenário artigo da professora Bárbara Freitag, da Universidade de Brasília, publicado sábado (21) no Correio Braziliense, em que ela conta a história de Mazagão, cidade do estado do Amapá que "veio da África", depois de ter passado por Portugal. O senador nasceu na Mazagão amapaense, de onde inclusive foi prefeito.

Conforme o senador, a Mazagão africana, encravada onde hoje é o território do Marrocos (com o nome deEl Jadida), foi, entre 1514 e 1769, uma fortaleza de Portugal no norte da África e era considerada invencível. Foi erguida à beira-mar, com muralhas de 14 metros de altura e 11 metros de largura, permitindo o embarque e desembarque em navios por uma porta movediça.

Em 1561, a cidade resistiu ao ataque de 120 mil mouros, com a ajuda de 20 mil soldados portugueses. Duzentos anos depois, novamente sob ataque, recebeu ordem da Coroa portuguesa para abandonar o local e os 2 mil mazaganenses foram distribuídos em 14 navios, com todos seus bens. Levados a Portugal, seis meses depois foram transferidos para o Amapá, para defender o território contra "a ganância dos franceses fixados na Guiana".

Geovani Borges disse que o projeto colonizador português entrou em crise poucos anos depois, com sua população vitimada, em 1781, por uma epidemia de cólera e de malária. Com o tempo, a nova fortaleza transformou-se em uma comunidade indígena e quilombo. Hoje, com 14 mil habitantes, é um município turístico e ecológico. Conforme o senador, o passado da cidade é revisto anualmente no dia de São Tomé, quando há uma cavalhada, "com mouros e cristãos guerreando". Ele pediu que o artigo da professora Bárbara Freitag fosse transcrito nos Anais do Senado.



23/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges pede investimentos no Amapá

Geovani Borges elogia eficiência da Justiça do Amapá

Geovani Borges enaltece potencial turístico e preservação do Amapá

Geovani Borges comemora aniversário da Universidade Federal do Amapá

Geovani Borges elogia 1º Festival Nacional do Teatro do Amapá