Geovani Borges quer mudança de regime de contratação de agentes de saúde do SUS e da Funasa



Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu mudança legislativa para que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias passem a ser regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU) no lugar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele lembrou que seu irmão, o senador licenciado Gilvam Borges, apresentou projeto nesse sentido (PLS 323/09), para permitir que tais agentes, admitidos por gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), fiquem submetidos ao RJU da unidade da federação a que estiverem vinculados.

Partes do projeto de Gilvam Borges foram incorporadas ao substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), aprovado na quarta-feira (7) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto modificou o PLS 48/07, que trata do mesmo assunto. A matéria ainda será votada em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), explicou o senador.

Assim, o texto substitutivo mantém a ideia de ajustar a legislação às recomendações da Emenda Constitucional (EC) nº 51/06, que já determinava a realização de processo seletivo público para contratação de agentes de saúde e de combate às endemias pelos gestores do SUS. O substitutivo mantém a dispensa para os profissionais admitidos antes da promulgação da EC nº 51/06, e que passaram por algum tipo de seleção pública, de se submeterem a novo processo seletivo.

- Não é admissível que esses profissionais, especialmente treinados e habilitados no combate a doenças como dengue, malária e febre amarela, endemias que assolam nosso país de norte a sul, permaneçam nesse clima de insegurança e instabilidade emocional. É preciso que o Congresso Nacional responda ao clamor dessas categorias profissionais, que hoje desempenham um papel importantíssimo para a saúde da família brasileira - afirmou Geovani Borges, conclamando seus colegas a aprovarem com rapidez a alteração legislativa. 



08/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges elogia mudança no Pró-Infância

Plenário aprova contratação de agentes de saúde

CCJ ajusta normas para contratação de agentes comunitários de saúde

Geovani Borges quer fim de exame de qualificação da OAB

Geovani Borges quer equilíbrio no uso de agrotóxicos

Geovani Borges elogia programas PET-Saúde e Pró-Internato