Geovani Borges quer fim de exame de qualificação da OAB



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (4), a proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 1/2010 que torna os diplomas de curso de instituições superiores comprovantes de qualificação profissional para todos os fins.

O projeto altera a redação do art. 205 da Constituição Federal, introduzindoparágrafo que elimina a necessidade aprovação em provas complementares, tal como o exame de ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o exercício da advocacia.

- Não há razões para que existam, após a obtenção dos diplomas, novos critérios de aferição de capacidade profissional. Não se pode admitir que outras instituições, por mais respeitáveis que sejam, tomem para si as funções do Estado e criem processos de exclusão do exercício profissional que atropelam todo o processo desenvolvido no âmbito profissional - disse Geovani ao justificar a proposta.

De acordo com Geovani Borges, sua PEC restitui a prerrogativa do exercício profissional ao cidadão devidamente habilitado na educação superior. Para o senador, a formação propiciada pelas instituições de ensino superior no país tem que ser suficientes para fornecer a formação adequada para estudantes, não havendo necessidade de exames complementares.



04/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges quer bacharéis em debate sobre fim do exame da OAB

Geovani Borges volta a criticar o exame da OAB

Geovani Borges quer equilíbrio no uso de agrotóxicos

Geovani Borges quer saber para onde foram R$ 2 bi no Amapá

Geovani Borges quer mais atenção para doenças mentais e comportamentais

Geovani Borges quer isonomia entre funcionários do Amapá e de Roraima com os de Rondônia