Geovani Borges quer equilíbrio no uso de agrotóxicos




O senador Geovani Borges (PMDB-AP) disse nesta terça-feira (8) que é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre as correntes que garantem que substâncias banidas no mercado internacional estão sendo utilizadas nas lavouras brasileiras e aquelas que negam esse cenário. Ele observou, porém, que o Brasil detém o título de maior consumidor de agrotóxicos do mundo e que existe a determinação do governo de banir, até 2013, cinco substâncias proibidas na Europa e nos Estados Unidos.

- No momento em que o mundo todo repensa sua relação com o meio ambiente, não há como ignorar que existem abusos e que são necessárias sim ações de controle - assinalou.

Geovani Borges relatou que, na semana passada, foi lançada em Curitiba a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que reúne cerca de 50 entidades de todo o Brasil, da área governamental, da academia e de movimentos sociais, com o objetivo de ampliar o debate junto à sociedade sobre o consumo, a venda e os impactos ambientais provocados pelos agrotóxicos.

O senador assinalou ainda que, no ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou 9 milhões de litros de agrotóxicos de seis grandes empresas, por apresentarem irregularidades. Segundo ele, foram encontrados produtos não autorizados e teores de agrotóxico acima do permitido em diversos alimentos como pimentão (80%), morango (50%), couve (44%) e uva (56%).

- Defendemos que as secretarias de Agricultura dos estados façam análises nas centrais de abastecimento, distribuição e venda de alimentos, para conhecer e interferir nas situações em que há irregularidades - afirmou.



08/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges quer fim de exame de qualificação da OAB

Geovani Borges quer bacharéis em debate sobre fim do exame da OAB

Geovani Borges quer saber para onde foram R$ 2 bi no Amapá

Geovani Borges quer mais atenção para doenças mentais e comportamentais

Geovani Borges quer isonomia entre funcionários do Amapá e de Roraima com os de Rondônia

Geovani Borges quer mudança de regime de contratação de agentes de saúde do SUS e da Funasa