Geraldo Melo destaca esforço do governo na modernização da indústria do turismo



Ao registrar a abertura nesta terça-feira (dia 5), em Natal, da 65ª reunião do conselho executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), com a participação de autoridades e lideranças da indústria turística do mundo inteiro, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) destacou o esforço do governo federal em modernizar o setor e apresentar uma melhor imagem do Brasil no exterior.

Entre as iniciativas do governo que contribuíram para o crescimento da indústria turística brasileira, Geraldo Melo citou a unificação, em um ministério, das atividades esportivas e turísticas. Ele aprovou a decisão de tratar o turismo como uma indústria capaz de contribuir para a geração de emprego e renda no Brasil. A atuação do ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, e do presidente da Embratur, Caio Luís de Carvalho, foi elogiada pelo senador.

Referindo-se à reunião do conselho executivo da OMT, Geraldo Melo opinou que o evento é importante não apenas para o Rio Grande do Norte mas também para o Brasil, e citou algumas conquistas que o país alcançou recentemente. Ele lembrou que o número de turistas que visitam o país cresceu, em três anos (1997 a 2000), 34%. No ano passado, 5,6 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, segundo informou.

Na opinião de Geraldo Melo, o crescimento de 34% da indústria turística brasileira em três anos indica que existe um grande caminho para o país percorrer. Ele observou que o crescimento do número de visitantes em 1999 em relação ao ano anterior foi de apenas 2% na França e de pouco mais de 1% nos Estados Unidos. "Estes números sugerem que nestes países o potencial turístico está atingido, enquanto nós temos um enorme potencial a ser explorado", afirmou.

O senador pelo Rio Grande do Norte informou ainda que no chamado turismo de negócios a cidade do Rio de Janeiro, como sede de congressos e convenções internacionais, registrou um crescimento significativo, passando do 30º para o 12º lugar, ultrapassando Paris, Londres e Roma. "Esse avanço do Rio arrastou consigo beneficamente a posição do Brasil, que ocupava o 19º lugar e hoje ocupa o 14º", completou.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA

GERALDO MELO DESTACA CONSOLIDAÇÃO DO RESPEITO AO CONGRESSO

GERALDO MELO FAZ BALANÇO DA CONVOCAÇÃO E DESTACA O "DEVER CUMPRIDO"

GERALDO MELO DESTACA SENTIDO POLÍTICO DE REUNIR COMISSÃO

Geraldo Melo destaca vitória do Brasil em disputa com Canadá junto à OMC

GERALDO MELO DESTACA AÇÃO DOS PRACINHAS NA SEGUNDA GRANDE GUERRA