Geraldo Mesquita quer escola de construção naval no Acre



O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) apresentou nesta segunda-feira (21), em Plenário, projeto de lei de sua autoria que autoriza o governo federal a construir uma Escola Técnica Federal de Construção Naval no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). O senador explicou que a instituição de ensino também incluiria, em sua estrutura, um estaleiro-escola destinado à formação dos técnicos em construção naval de natureza artesanal.

Pela proposta, a Escola Técnica de Cruzeiro do Sul ofereceria cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores, com o objetivo de atender às necessidades regionais de construção naval artesanal e de transporte fluvial indispensáveis ao desenvolvimento da região.

Em sua justificação, o senador assinala que o conhecimento sobre a construção naval artesanal e semi-industrial requer o emprego de técnicas racionais de construção de embarcações fluviais. Ele informou que no país existem 139 instituições federais, mas o Acre, o Amapá, o Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal ainda não possuem uma escola sequer. 



21/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita cobra escola técnica naval no Acre

Mesquita Júnior sugere criação de escola de construção naval no Acre

Geraldo Mesquita anuncia construção de ponte sobre o Rio Acre

Geraldo Mesquita comemora promessa de escola técnica industrial para o Acre

Geraldo Mesquita homenageia 42 anos do estado do Acre

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre