Gerson Camata destaca relançamento de livro sobre dom Pedro II
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Gerson Camata (PMDB-ES) registrou o lançamento da terceira edição do livro Viagem de Pedro II pelo Espírito Santo, de autoria do historiador Levy Rocha.
A obra, que retrata uma viagem feita ao território capixaba pelo imperador, em 1860, será lançada nesta data pelo governador Paulo Hartung, no Museu de Arte do Espírito Santo, em Vitória, às 20h. A segunda edição do livro foi editada quando Gerson Camata governou o Espírito Santo.
O senador explicou que essa viagem de dom Pedro II contribuiu para o início da ocupação do Espírito Santo, tendo em vista que aquele território era usado, no período colonial, como barreira para impedir o acesso de franceses, holandeses e estrangeiros às jazidas de ouro de Minas Gerais. Só se podia chegar ao território mineiro pelo Rio de Janeiro, onde havia controle militar da colônia, disse Gerson Camata.
- Dom Pedro, nessa viagem, mostrou o Espírito Santo ao mundo. E, como ele tinha muito boas relações na Europa, começou a trazer austríacos, italianos, franceses, luxemburgueses, são-marinenses e suíços para o Espírito Santo. Eles foram colonizando - contou Camata, cumprimentando o governador Paulo Hartung pelo relançamento da obra.
15/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gerson Camata relembra 116 anos da morte de dom Pedro II
Gerson Camata destaca comemorações pelo Dia Internacional do Café
Gerson Camata destaca importância das profissões liberais para a democracia
Gerson Camata comunica decisão sobre funcionamento das sessões do Senado
Senadores se solidarizam com Gerson Camata
ACM TAMBÉM SOLIDARIZA-SE COM GERSON CAMATA