Gerson Camata saúda o cinquentenário do BID



Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o senador Gerson Camata (PMDB-ES) saudou a passagem dos 50 anos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a serem comemorados no dia 30 de dezembro. A data foi comemorada na primeira parte da sessão deliberativa, em razão de requerimento apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Camata lembrou que o Brasil tem uma profunda ligação com a história da instituição, criada no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) a partir de proposta do presidente Juscelino Kubitschek.

O senador disse que a homenagem ao cinqüentenário do BID ganha relevância pelo fato de a criação do banco, em 1959, dever-se à necessidade de apoiar o processo de desenvolvimento sócio-econômico da América Latina e do Caribe, "região historicamente rica em promessas vindas das nações desenvolvidas, porém carentes da ajuda internacional concreta"

Atualmente, disse Camata, o BID é a principal fonte de financiamento multilateral em 26 países da região em que atua, emprestando a taxas extremamente competitivas e atuando em parceria com empresas, governos e organizações da sociedade civil. A instituição também oferece assessoria e assistência técnica em áreas como educação, agricultura e redução da pobreza.

- Em suma, a atuação do banco é totalmente voltada para a obtenção do crescimento econômico sustentável por meio do aumento da competitividade das economias locais, da modernização das instituições públicas e da promoção do livre comércio e da integração regional. O próprio crescimento sustentável promove a redução da pobreza e das desigualdades, consequência benéfica da geração de empregos e renda para a população - afirmou.

No Brasil, destacou Camata, o BID atua fortemente no financiamento de projetos de infraestrutura, saneamento básico e urbanização de áreas carentes, entre outras, com destaque no fomento às atividades do setor turístico.



26/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gerson Camata saúda novo bispo da diocese de São Mateus (ES)

Camata homenageia cinqüentenário do Grupo Itapemirim

CABRAL SAÚDA CINQUENTENÁRIO DA TRIBUNA DA IMPRENSA

Senadores se solidarizam com Gerson Camata

ACM TAMBÉM SOLIDARIZA-SE COM GERSON CAMATA

Gerson Camata: 'O ano que começa é bom para o Brasil'