Gestão de Empreendimento Rural vai beneficiar produtores em dez estados



Brasília - Para aumentar a eficiência das pequenas propriedades rurais, o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) firmaram em dezembro um convênio de capacitação para os próximos 15 meses. A proposta das duas entidades é desenvolver a metodologia Gestão de Empreendimento Rural (GER).

Palestras de sensibilização , diagnóstico da propriedade, oferta de capacitação, consultoria, elaboração e implantação do Plano de Negócios são algumas das ações previstas que devem beneficiar mais de 2 mil produtores em dez estados brasileiros.

“Vamos trabalhar a atitude empreendedora do produtor rural, para que ele tenha o máximo de informação que possa subsidiar uma decisão. Com uma simples caderneta de anotação, ele pode ter uma visão da propriedade como um todo. Do controle da alimentação do gado ao cálculo do custo da compra da ração na entressafra, que costuma ser mais barato”, exemplifica o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Paulo Alvim.

Este convênio, desdobramento de uma parceria entre as duas entidades firmada em 2003, conta com recursos da ordem de R$ 10 milhões (70% do Sebrae e 30% do Senar). Os primeiros treinamentos começam a partir de maio com um material didático e pragmático.

Com planejamento e gestão adequada, a estimativa é que os produtores tenham aumento de 20% no faturamento, economia de 5% com redução dos desperdícios e uso de, no mínimo, 50% da área produtiva da propriedade.



10/08/2010 04:52


Artigos Relacionados


CCJ analisa proposta que poderá beneficiar estados produtores de petróleo

João Vicente Claudino: royalties do petróleo também têm de beneficiar estados e municípios não produtores

Regularização de empreendimento rural fica mais simples

Dornelles e Casagrande propõem divisão dos 'royalties' entre estados e municípios produtores e não-produtores

Dornelles e Casagrande propõem divisão dos 'royalties' entre estados e municípios produtores e não-produtores

Veto divide os senadores de estados produtores e não produtores de petróleo