João Vicente Claudino: royalties do petróleo também têm de beneficiar estados e municípios não produtores



O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defendeu, nesta quinta-feira (19), mudanças nos critérios de repartição dos royalties advindos da exploração de petróleo e gás natural. Atualmente, tais receitas estão concentradas nos estados e municípios que produzem esses combustíveis. O parlamentar propôs que a distribuição também privilegie as regiões não produtoras.

- Um conjunto de apenas 50 municípios do país detém 84% dos royalties - ressaltou ele durante discurso em Plenário, questionando a "a hiperconcentração de receitas públicas em alguns pontos do território".

Claudino disse ainda que "isso representa uma verdadeira capitalização dos lucros pelos municípios que tiveram a sorte de ter petróleo em suas terras". Ele argumentou que "a sorte geográfica não pode ser o alicerce das regras de rateio".

O parlamentar anunciou ter apresentado um projeto de lei (PLS 166/07) que determina que a repartição seja realizada segundo os critérios do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Segundo Claudino, a arrecadação brasileira advinda desses royalties cresceu de R$ 300 milhões em 1998 para mais de R$ 10 bilhões em 2006.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino: 'royalties' do petróleo devem beneficiar todos os estados e municípios

Ricardo Ferraço defende participação especial de estados e municípios produtores na distribuição de 'royalties' do petróleo

João Vicente Claudino defende fortalecimento dos municípios

João Vicente Claudino defende mais recursos para os estados

João Vicente Claudino propõe ampliação do repasse do DPVAT aos municípios

Projeto de Vicente Claudino aperfeiçoa o repasses da União a estados e municípios