Gilberto Gil participa na próxima semana de audiência na Comissão de Educação



O ministro da Cultura, Gilberto Gil, comparece na próxima terça-feira (20) à Comissão de Educação (CE), para falar sobre a política cultural a ser colocada em prática pelo atual governo nos próximos anos. O requerimento solicitando a presença do ministro, de autoria dos senadores Osmar Dias (PDT-PR), presidente da comissão, e Hélio Costa (PMDB-MG), foi aprovado na reunião da comissão desta terça-feira (13). A audiência está marcada para as 10h.

Na quarta-feira (21), a CE ouvirá, também em audiência pública e no mesmo horário, o secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, Luiz Gushiken. Ele vai prestar esclarecimentos sobre as novas normas de apoio das estatais à produção de filmes brasileiros.

O requerimento convidando Luiz Gushiken foi assinado pelos líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do PFL, José Agripino (RN), com o endosso do presidente da Subcomissão do Cinema, Comunicação Social e Informática, Roberto Saturnino (PT-RJ).

Eles entendem que Gushiken deve dar maiores detalhes a respeito da política de incentivo oficial a projetos culturais, com destaque para a produção de filmes, principalmente após o cineasta Cacá Diegues ter criticado, em recente entrevista ao jornal O Globo, a suposta intenção do governo de condicionar o financiamento estatal a uma contrapartida social por parte dos produtores.

Numa segunda etapa, com data ainda a ser marcada, a Comissão de Educação ouvirá os cineastas Cacá Diegues, Zelito Viana, Nelson Pereira dos Santos e Walter Sales, além de um representante do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Todos opinarão sobre a melhor maneira de o governo, por meio de incentivos fiscais, ajudar o cinema nacional. O requerimento é de autoria do senador Demostenes Torres (PFL-GO) e das senadoras Iris de Araújo (PMDB-GO) e Ideli Salvatti (PT-SC).

O senador Hélio Costa criticou o que qualificou como -maneira quase paternalista- com que o governo, ao longo dos anos, vem subsidiando a produção de filmes nacionais. De acordo com ele, o que se gasta de dinheiro público com um filme, -que muitas vezes é de baixa qualidade-, daria para o governo construir um bom teatro no interior do país ou ajudar, financeiramente, centenas de grupos teatrais ou outros grupos de qualquer manifestação cultural, espalhados pelo Brasil.

A senadora Ideli Salvatti disse que a presença dos cineastas na CE servirá, também, para que sejam tiradas dúvidas a respeito do que chamou de dirigismo geográfico dos recursos oficiais, principalmente para as produções que são feitas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) enalteceu o atual momento que o cinema nacional passa, com a produção de excelentes filmes que vêm sendo aplaudidos por milhões de espectadores.



13/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião da Comissão de Educação fica para a próxima semana

Calendário da Comissão de Educação será definido na próxima semana

Gilberto Gil fala sobre orçamento do Ministério da Cultura para 2005 na Comissão de Educação

Audiência com secretário do Tesouro é adiada para a próxima semana

Plano Nacional de Educação volta à pauta da CAE na próxima semana

Plano Nacional de Educação retorna à pauta da CAE na próxima semana