Gilberto Goellner critica proposta de revisão dos índices de produtividade agrícola



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) criticou em discurso nesta terça-feira (9) a proposta do governo federal de rever os índices de produtividade agrícola, que são usados para determinar que propriedades rurais possam ser desapropriadas para fins de reforma agrária. Para o senador, a exigência do cumprimento de índices de produtividade "não se coaduna mais com o momento capitalista que vive o Brasil".

- Entendo que, num momento complexo como este, de crise, de incertezas e de inseguranças internacionais e nacionais, o governo federal querer discutir e propor revisão dos índices de produtividade das lavouras brasileiras é uma atitude ultrapassada e demagógica, fora da realidade, que só contribui para aumentar a insegurança e a instabilidade no campo - avaliou.

Gilberto Goellner argumentou que, em determinadas circunstâncias, os agricultores e pecuaristas precisam diminuir sua produção para evitar prejuízos. Ele citou como exemplo o momento atual da agricultura no país, em que os insumos tiveram seus preços aumentados, mas os produtos agropecuários tiveram seus preços reduzidos. Nesse cenário, explicou o senador, investir no aumento da produtividade não é economicamente viável.



09/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia critica intenção do governo de reajustar índices de produtividade agrícola

Gilberto Goellner defende revisão de leis ambientais

Gilberto Goellner propõe revisão de legislação ambiental brasileira

Gilberto Goellner pede medidas complementares de apoio à safra agrícola

Gilberto Goellner destaca reunião para discutir endividamento agrícola

Gilberto Goellner critica postura brasileira em Doha