Gilberto Goellner diz que agronegócio é prejudicado pela crise financeira internacional
Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) disse que o agronegócio é um dos setores mais prejudicados pela atual crise financeira internacional. Segundo ele, a escassez de crédito prejudica, sobretudo, os produtores rurais no plantio da safra 2008-2009, que precisam contar com recursos para o financiamento das lavouras.
Gilberto Goellner reiterou que os órgãos operacionais do governo federal não devem apenas se ater a destinar os recursos necessários à implementação de programas de apoio aos produtores rurais, mas garantir que as verbas cheguem ao campo sempre que necessário.
Ao longo de seu discurso, o senador pelo Mato Grosso lembrou que emendas alocadas ao Orçamento da União para 2009, e já aprovadas pela Comissão de Agricultura, poderão favorecer o agronegócio.
As emendas têm o objetivo de suplementar os recursos destinados à assistência técnica prestada aos produtores rurais; dinamizar a estrutura oficial de pesquisa agropecuária; promover meios efetivos para a regularização fundiária de imóveis rurais; fortalecer o controle de pragas e doenças vegetais; e reforçar o programa de garantia de sustentação de preços na comercialização de produtos agropecuários.
- Estou convencido que esse reforço complementará as medidas já adotadas pelo governo federal para dar mais segurança às atividades do setor agropecuário - afirmou.
Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) ressaltou que o agronegócio contribui, em média, com 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, mas não tem recebido o tratamento que merece.
Já o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou que o governo deve investir em setores sérios e produtivos para a sociedade.
20/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pauta de votações de 2009 começa trancada pela terceira MP editada para combater efeitos da crise financeira internacional
Crise financeira e agronegócio em debate na CRA nesta terça-feira
Crise financeira internacional é tema de reunião de coordenação no Planalto
Mantega e Meirelles vêm ao Senado discutir crise financeira internacional
CMO discute com ministro do Planejamento reflexos da crise financeira internacional
Demóstenes diz que crise financeira internacional vai 'sepultar mentiras' do governo do PT