Crise financeira e agronegócio em debate na CRA nesta terça-feira



Os presidentes do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, irão detalhar nesta terça-feira (19), aos membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), as medidas adotadas pelo governo na liberação de recursos para o enfrentamento da crise, com destaque para o agronegócio brasileiro. A reunião está marcada para as 9h30.

Bendine e Coutinho também deverão abordar a reclassificação de risco dos produtores rurais que renegociaram suas dívidas, bem como o acesso aos recursos do Plano Safra 2009/2010. O autor do requerimento para realização da audiência pública é o presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Agricultura familiar

Após a realização da audiência pública, a CRA deve apreciar uma pauta de oito itens, entre eles o parecer do senador Augusto Botelho (PT-RR) favorável ao PLS 589/07, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos adquiridos por agricultores familiares - bem como por suas associações e cooperativas - para o transporte da produção.

Também consta da pauta da CRA requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) que pede realização de audiência pública para discutir o desenvolvimento científico e tecnológico da produção de bioetanol celulósico - proveniente de biomassa formada por restos de culturas agrícolas, galhos e folhas de limpeza de bosques, entre outros. Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Embrapa e do Centro de Tecnologia Canavieira Coopersucar.



18/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE debate nesta quarta-feira os impactos da crise financeira com Mantega e Meirelles

A crise energética estará em debate na TV Senado nesta terça-feira

Garibaldi: MPs para enfrentar a crise financeira serão votadas até a próxima terça-feira

Debate com Mantega e Meirelles sobre a crise financeira foi adiado para quarta-feira

Gilberto Goellner diz que agronegócio é prejudicado pela crise financeira internacional

MP com regras para banco enfrentar crise financeira fica para terça-feira