Projeto de Gilberto Goellner cria incentivos fiscais para estimular a reposição florestal



Projeto do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) concede incentivo fiscais e creditícios a proprietários de imóveis rurais que efetuem reposição florestal. Dentre os incentivos concedidos, estão a redução do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, do Imposto de Renda e dos juros e encargos financeiros incidentes sobre as operações de crédito. A reposição florestal contemplada com esses incentivos será destinada à produção de madeira e de matéria-prima para uso industrial e para a recomposição das florestas. O projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e na Comissão de Assuntos Econômicos.

Na justificação da matéria, o senador explica que a proposta tem como objetivo favorecer o abastecimento dos centros urbanos com produtos de origem vegetal que cumpra os requisitos da legislação ambiental. Para isso, o senador incluiu no projeto diversas exigências de procedimentos como a aprovação do órgão ambiental competente e a apresentação de um projeto técnico por profissional habilitado.

O projeto dá ainda um tratamento diferenciado aos proprietários rurais em regime de exploração familiar ao estabelecer que o poder público arque com os custos decorrentes da elaboração do projeto técnico.



21/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilberto Goellner propõe incentivos fiscais para reposição florestal em imóveis rurais

Gilberto Goellner sugere medidas para estimular o consumo de biocombustíveis

Projeto cria incentivos fiscais para empresa que contratar ex-preso

Gilberto Goellner destaca projeto do Código Ambiental Brasileiro

Projeto prevê incentivo fiscal para proprietário rural que promover reposição florestal

Flexa Ribeiro se diz esperançoso com aprovação de projeto de reposição florestal