GILBERTO MIRANDA DEFENDE ECOTURISMO PARA A AMAZÔNIA
Ao defender o ecoturismo como uma das saídas para a exploração racional da flora e da fauna da Amazônia, o senador Gilberto Miranda (PFL-AM) disse que essa alternativa de desenvolvimento, ante a evidência do seu valor econômico, "é o melhor caminho para a preservação da floresta".
- De fato, o turismo silvestre ecológico, na Amazônia, ainda é apenas marginalmente explorado. No entanto, tem um enorme potencial - enfatizou Gilberto Miranda, ressaltando que a caça e a pesca esportivas podem significar emprego, desenvolvimento e divisas.
Segundo o senador, na Costa Rica, que tem o tamanho do estado do Espírito Santo, o ecoturismo rendeu US$ 600 milhões em 1996, somente em visitas e passeios não convencionais em suas selvas. "Na Amazônia, cerca de cem vezes maior, esse turismo rendeu apenas US$ 40 milhões no mesmo período. Manaus fica a apenas cinco horas de vôo de Miami", disse, lembrando a estrutura hoteleira daquela cidade norte-americana em relação à da Amazônia, onde se encontram apenas 17 hotéis.
Miranda informou que a Secretaria de Assuntos Estratégicos vem despertando para o assunto. "No aspecto defensivo, a SAE fez um levantamento das ações de entidades estrangeiras na Amazônia brasileira, das extrações ilegais e do contrabando de produtos. No aspecto positivo, a Secretaria de Assuntos Regionais formulou um programa destinado a descobrir as aplicações industriais e comerciais de produtos da biodiversidade amazônica.
Nesse programa inclui-se a implantação de um centro de pesquisas, em Manaus, e de um laboratório de ensaios e testes, em São Paulo, informou. O senador disse que entre as alternativas de ecoturismo,a pescae acaça não predatórias seriam importantes até para a preservação de espécies e para impedir a evasão de patrimônio genético para o exterior.
19/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
LEI AMBIENTAL PROTEGERÁ AMAZÔNIA, DIZ GILBERTO MIRANDA
GILBERTO MIRANDA APONTA DISCRIMINAÇÃO CONTRA AMAZÔNIA
MOZARILDO DEFENDE ECOTURISMO PARA DESENVOLVER A AMAZÔNIA
GILBERTO MIRANDA QUER EXPLORAÇÃO DE POTENCIAL FARMACOLÓGICO DA AMAZÔNIA
BERNARDO CABRAL DEFENDE ECOTURISMO NA AMAZÔNIA
MIRANDA DEFENDE PRESENÇA DE MISSIONÁRIOS NA AMAZÔNIA