Gilvam Borges comemora os 46 anos de instalação do Congresso Nacional em Brasília
Os 46 anos de instalação do Congresso Nacional em Brasília foram exaltados em Plenário, nesta quinta-feira, pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP). Segundo recordou, a abertura dos trabalhos legislativos na nova capital do país ocorreu no dia 21 de abril de 1960 e foi marcada por discursos do presidente da República, Juscelino Kubitschek, do vice-presidente do Senado, Felinto Müller, e do presidente da Câmara, Ranieri Mazili. Ao lembrar a data, o peemedebista também solicitou a retransmissão desses discursos no início da sessão plenária do Senado da próxima segunda-feira (24).
- Não poderia deixar de fazer essa justa homenagem a um momento ímpar da história nacional - afirmou.
Em seu pronunciamento, Gilvam Borges observou que a transferência da capital do país para o interior já estava prevista na Constituição de 1891, embora só tenha sido efetivada no governo Juscelino. Além do prazo recorde de construção da cidade (dois anos e meio), outro desafio a ser transposto, comentou o parlamentar, foi o apego ao Rio de Janeiro, capital do Brasil por mais de 200 anos.
De acordo com o relatório da Presidência do Senado de 1960, citado pelo parlamentar, os trabalhos legislativos na Casa foram iniciados apenas com a entrega do bloco do Plenário. Apesar da conclusão paulatina das demais dependências, o senador sustentou que o número de sessões em 1960 foi praticamente o mesmo registrado no ano anterior, quando a instituição ocupava o Palácio Monroe, no Rio de Janeiro.
Ao finalizar a homenagem, Gilvam Borges cuidou de destacar o esforço dos pioneiros, mas não esqueceu de fazer sucessivos elogios à dedicação, à competência e à correção que sempre marcaram a atuação dos servidores do Legislativo.20/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges relê mensagem de Lula ao Congresso Nacional
Sessão solene do Congresso comemora o 16º Congresso Eucarístico e os 50 anos da Arquidiocese de Brasília
Congresso Nacional comemora os 25 anos do STJ
Senado e Câmara celebram 50 anos da Arquidiocese de Brasília e 16º Congresso Eucarístico Nacional
Gilvam Borges comemora bom momento da economia
Congresso Nacional comemora nesta semana os 180 anos do Parlamento