Gilvam Borges defende reaparelhamento das Forças Armadas



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (25) o reaparelhamento das Forças Armadas. Ele afirmou que "o Orçamento Geral da União tem de contemplar a modernização do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, no âmbito dos quais verifica-se um sucateamento vertiginoso".

- Essa degradação compromete a segurança nacional - declarou o parlamentar, acrescentando que "há um desprestígio absoluto das Forças Armadas".

Gilvam Borges argumentou ainda que o Brasil, "como líder da América Latina, não pode deixar de se apresentar como um porto seguro para a democracia, ainda mais diante das manifestações de chefes de Estado como os da Venezuela [Hugo Chávez] e da Bolívia [Evo Morales], que, de certa forma, ameaçam a estabilidade do continente".

- Portanto, as Forças Armadas necessitam de atenção especial do presidente Lula, do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e também do Congresso Nacional - disse ele.

O senador informou ainda que se encontrou na terça-feira (24) com o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto. Segundo Gilvam Borges, os assuntos tratados na reunião foram o patrulhamento das 200 milhas da costa norte do país, a assistência hospitalar às populações ribeirinhas do estado do Amapá, a solicitação de licença para a construção de uma ponte sobre o Rio Vila Nova (localizado nesse estado) e a possibilidade de uma operação de assistência social no Arquipélado do Bailique (também no Amapá).



25/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho defende o reaparelhamento das Forças Armadas

CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas

Eduardo Azeredo reivindica reaparelhamento das Forças Armadas

Lúcia Vânia: governo precisa investir no reaparelhamento das Forças Armadas

César Borges propõe que Forças Armadas combatam crime organizado

Crivella defende 2,1% do PIB para as Forças Armadas