Lúcia Vânia: governo precisa investir no reaparelhamento das Forças Armadas



Ao homenagear o Exército Brasileiro, nesta quarta-feira (25), em Plenário, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a ampliação dos investimentos do governo federal no reaparelhamento das Forças Armadas. Ela afirmou que, de acordo com o professor Expedito Bastos, pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, se o Brasil não aumentar rapidamente seus investimentos com o reaparelhamento, o país perderá a liderança sul-americana no setor em dez anos.

- É preciso investir na indústria bélica nacional, porque, para manter a paz, o Brasil não pode apenas confiar nos outros países - argumentou ela.

Lúcia Vânia ressaltou ainda que "é necessário investir também no componente humano, pois, para os milhares de jovens que ingressam no serviço militar, esse início é uma verdadeira porta da esperança".

A parlamentar salientou que o contingente de jovens que prestam o serviço militar a cada ano é de 50 mil pessoas. Eles recebem um soldo mensal de aproximadamente R$ 200, com o qual, disse a senadora, "muitas vezes atuam como arrimo de família".

- Nos quartéis, recebem alimentação, uniforme, treinamento físico e até profissional - disse ela, lamentando que muitos desses jovens, quando saem dos quadros do Exército e ficam desempregados, sofram "o assédio do crime organizado e do tráfico de drogas, e acabem cedendo para não entrar em desespero".

Foguetes

A senadora destacou a atuação do centro de operação de foguetes do Exército localizado no município de Formosa (GO), o qual, de acordo com ela, "é uma referência nacional, único do país especializado nessa atividade".

Lúcia Vânia informou que essas instalações estão sendo ampliadas e vão sediar um laboratório de tecnologia. Ela lembrou que emenda sua - aprovada pelo governo - contribuiu para a construção da unidade tecnológica do centro.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas

Osvaldo Sobrinho defende o reaparelhamento das Forças Armadas

Eduardo Azeredo reivindica reaparelhamento das Forças Armadas

Gilvam Borges defende reaparelhamento das Forças Armadas

Tião Viana reafirma disposição do governo de investir nas Forças Armadas

Sibá diz que o Brasil precisa de forças armadas bem remuneradas