Gilvam Borges faz balanço do governo Lula
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apresentou, nesta segunda-feira (20), um balanço dos oito anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a gestão de Lula foi eficiente na alocação dos recursos públicos, na manutenção da estabilidade econômica, na redução do desemprego, no aumento do poder aquisitivo e na oferta de serviços básicos à população.
Gilvam Borges destacou a história de vida do presidente e lembrou que os programas de transferência de renda diminuíram a quantidade de pessoas abaixo da linha de pobreza no país.
- Minha admiração pelo presidente vem de sua biografia, recheada de dificuldades e dramas pessoais. Conheceu a miséria bem de perto. Ainda na infância, foi retirante. Perdeu simultaneamente a mulher e o filho, durante o parto. Foi preso e humilhado durante o governo militar - disse.
Na área econômica, o senador mencionou como "ponto digno de nota" a manutenção das metas de inflação.
- A inflação média anual do Governo Lula, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 5,7%. Apenas a título de comparação, a inflação média, durante os oito anos do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi de 9,1%, quase o dobro - disse.
O senador também elogiou a política externa do governo Lula, que teria garantido a redução da vulnerabilidade da economia; o aumento do protagonismo internacional do Brasil; e uma contribuição para a constituição de uma ordem mundial menos assimétrica e uma geografia economicamente mais justa.
Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) ponderou que o governo Lula encontrou uma situação favorável graças à herança deixada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que ajudou a implementar o Plano Real.
- Devo manifestar mais do que a minha convicção, a minha certeza de que estamos bem, estamos no bom caminho, no caminho certo graças ao Plano Real, que teve, aliás, a colaboração do ex-presidente Itamar Franco ao lado de segmentos da sociedade que aderiram, de forma, consequente e correta, ao plano.
O senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA) também pediu aparte para falar da contribuição do governo anterior.
- As medidas tomadas no governo Fernando Henrique foram fundamentais também para que o governo Lula tivesse sucesso nos seus números. O Plano Real, que foi o plano de estabilização monetária mais eficiente que nós conhecemos, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o regime de metas de inflação e o câmbio flutuante, o tripé política monetária, fiscal e cambial, isso deu uma sustentação ao País - afirmou.
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) aproveitou para dizer que o governo do presidente Lula deixou a desejar no estado do Amapá.
- Eu posso lhe citar, por exemplo, a questão relacionada à energia elétrica. Hoje, nós estamos numa deficiência enorme de energia elétrica. A demanda já está ultrapassando a oferta de energia - disse, queixando-se também da situação da malha viária no estado.
20/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges enaltece governo Lula
Gilvam Borges agradece a Lula a atenção de seu governo ao Amapá
Gilvam Borges anuncia lançamento de Plano Habitacional do governo Lula
Gilvam Borges agradece tratamento dado ao Amapá no governo Lula
Gilvam Borges anuncia visita de Lula ao Amapá
Gilvam Borges relê mensagem de Lula ao Congresso Nacional