Gilvam Borges se diz otimista em relação à recriação da Sudam
Em pronunciamento nesta quinta-feira (22), o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) se disse bastante otimista em relação ao processo de recriação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Para Gilvam, a Sudam traz "perspectivas positivas e animadoras para os estados do norte". Ele destacou que a Amazônia guarda "um mundo de prosperidade à espera de iniciativas corretas e concretas" e disse acreditar que a nova Sudam poderá "influir decisivamente no crescimento sustentável dos agregados econômicos e sociais, ajustando ao processo o menor impacto ambiental possível".
O parlamentar chamou a atenção para a possibilidade de repensar, em profundidade, a vocação da região, estabelecendo quais serão as "alavancas mais adequadas ao desenvolvimento regional" sob algumas diretrizes básicas, como o cuidado com a Amazônia ecológica, o respeito à cultura do homem da Amazônia e "a velocidade que precisa ser empregada no resgate da enorme dívida contraída, de parte do conjunto do país, por anos e anos de uma atenção deficiente e descontinuada para com região".
Gilvam destacou a importância de se ter "uma visão muito clara do que fazer e também do que evitar". Nesse sentido, apontou como campos a incentivar a tecnologia da informação, a biotecnologia e outras atividades de caráter não-poluidor associáveis a esses dois setores, com especial atenção ao setor de combustíveis. Ele ressaltou que o próprio extrativismo, praticado pelas populações tradicionais, "apresenta uma série de novas possibilidades".
- Façamos, pois, da recriação da Sudam, mais do que uma sigla agregadora de projetos engavetados, discursos empoeirados e dinheiro desperdiçado - conclamou.
A Sudam foi extinta pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em agosto de 2001, em meio a denúncias de corrupção. O então presidente criou, à época, a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Em agosto de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a recriação da superintendência.
No entanto, artigos dos projetos de lei que recriaram a Sudam e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - respectivamente PLC 60/2004 e 59/2004 - , aprovados pelo Congresso Nacional no final do ano passado, foram vetados pelo presidente. Basicamente, os artigos vetados garantiam recursos federais definitivos para as duas superintendências. A atitude gerou protestos dos senadores integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que esperam que os vetos presidenciais sejam apreciados o quanto antes.
22/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges expõe visão otimista sobre os rumos do país
Gilvam Borges critica protecionismo norte-americano e europeu em relação aos agricultores
Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada
Serys elogia recriação da Sudam
Valdir Raupp pede recriação da Sudam
Luiz Otávio volta a pedir recriação da Sudam