Gilvam Borges se diz preocupado com mudanças no Cenaqua



A transferência das atribuições e atividades do Centro Nacional de Quelônios da Amazônia (Cenaqua) para o Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios Nacionais (RAN), ocorrida em abril deste ano, preocupa o senador Gilvam Borges (PMDB-AP). Ele afirmou ter causado perplexidade a iniciativa governamental, que qualificou de centralizadora.

De acordo com o parlamentar, o Cenaqua vinha há 21 anos conseguindo recuperar os estoques populacionais de várias espécies de tartaruga, tendo devolvido à natureza 30 milhões de filhotes a partir de 115 sítios reprodutivos nos estados da região Norte e também em Goiás e Mato Grosso.

Além de garantir a sobrevivência dos quelônios, a entidade ajudava na preservação dos ecossistemas e da cultura das populações locais e ainda fornecia uma alternativa econômica para a região, com a criação comercial de tartarugas. O senador informou que, atualmente, há 80 criadouros registrados, totalizando 700 mil animais.

Gilvam Borges ressaltou que a entidade também trabalhava em educação ambiental, promovendo palestras e seminários em escolas e também junto às comunidades ribeirinhas.

- Se a intenção é aproveitar a experiência acumulada pelo Cenaqua na recuperação de tartarugas, estendendo-a aos répteis e anfíbios, não se compreende as razões que obstariam a criação de outra unidade análoga ao Cenaqua e a eles dedicada, o que evitaria os transtornos da transferência - afirmou o representante do Amapá.

Gilvam Borges manifestou receio de que a centralização das atividades do RAN em Brasília venha a prejudicar a execução de uma tarefa que, por sua própria natureza, tem de ser feita em outras regiões. Acrescentou que a transferência dos funcionários de Goiânia, onde funcionava o Cenaqua, pode causar a eles transtornos que irão comprometer seu desempenho profissional.

17/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges defende debate sobre mudanças na Lei Rouanet

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges

Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens

César Borges está preocupado com o crescimento econômico do país este ano

Gilvam Borges diz que prova da OAB é uma "excrescência"

GILVAM BORGES CONDENA NOTA DO PT