Gilvam pede apoio a programa educacional para jovens do campo



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) pediu nesta segunda-feira (22) apoio ao programa educacional dos jovens de áreas rurais apresentado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário pela rede dos Centros Familiaresde Formação por Alternância (Ceffas). Denominado Programa Nacional de Educação por Alternância para a Agricultura Familiar, a iniciativa visa a uma "formação integral e personalizada".

De acordo com o senador amapaense, o programa se utiliza do que é tecnicamente chamado de "pedagogia da alternância", que consiste na combinação de períodos que o jovem passa em família, ou em estágios em propriedades ou empresas, e períodos no centro de formação.

- A idéia é tratar o jovem como o sujeito contextualizado, evitando a mera transmissão vertical dos conhecimentos, que muitas vezes caracteriza a escola tradicional - explicou.

Para que isso ocorra, os centros de formação são constituídos, principalmente, pela associação de famílias rurais numa interação com as comunidades. Gilvam Borges chamou a atenção para a importância desse programa, sobretudo quando se observa que persistem ainda grandes disparidades entre o campo e a cidade no que diz respeito à universalização dos ensinos médio e fundamental.

- Esse belo trabalho realizado pelos Ceffas tem como resultado uma vida mais rica e digna para aqueles que escolheram viver no campo - disse o senador.

Ele mencionou a importância do programa como ponto de partida para uma política pública integrada voltada para o fortalecimento da agricultura familiar.

22/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa de Proteção de Jovens forma 150 jovens em São Bernardo do Campo (SP)

Alberto Silva pede ao governo programa educacional para crianças de dois a seis anos

MARIA DO CARMO PEDE APOIO PARA PROJETOS QUE VISAM A RECUPERAÇÃO DE JOVENS VICIADOS

MARIA DO CARMO PEDE APOIO A PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE JOVENS DROGADOS

Valadares pede apoio para programa de revitalização do São Francisco

Governo pede apoio dos pontos de cultura para dar continuidade ao programa