JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES
José Jorge lembrou que José Ermírio, nascido em Pernambuco em 1900, assumiu a diretoria da Votorantim em 1925, a partir de quando, segundo o senador, "assiste-se a mais impressionante história do capitalismo brasileiro".
O senador assinalou que José Ermírio transformou a tecelagem em gigante complexo industrial, de capital inteiramente nacional. Dois anos depois do seu falecimento, em 1973, o grupo Votorantim espalhava-se pelo ramo da indústria química, siderúrgica, metalúrgica, petroquímica, açucareira, têxtil, de metais não-ferrosos, de cimento, de papel e celulose, congregando 46 empresas e 33 mil trabalhadores, em vários estados.
Na política, disse José Jorge, o empresário assumiu uma visão nacionalista dos problemas brasileiros. José Ermírio participou da Revolução Constitucionalista de São Paulo, fez campanha presidencial, em 1960, para Jânio Quadros, e foi presidente da Companhia Paulista de Estrada de Ferro no governo paulista de Carvalho Pinto. Em 1962, foi eleito senador por Pernambuco na legenda PTN, em coligação com o PTB, apoiou a campanha de Miguel Arraes e foi ministro da Agricultura no governo João Goulart. Segundo o parlamentar, com a eclosão do movimento militar em 1964, José Ermírio passou a correr risco de cassação e, com o bipartidarismo, filiou-se ao MDB.
11/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vídeo | José Alencar é homenageado na entrega do prêmio José Ermírio de Moraes
SENADO PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO NO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO
JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A DOM HÉLDER
José Jorge presta homenagem a Covas em nome do PFL
Empresários homenageados com Diploma José Ermírio de Moraes
Divulgados agraciados com Diploma José Ermírio de Moraes de 2014