Gim Argello lembra "forte vínculo" de Athos Bulcão com Brasília



"A obra de Athos Bulcão ajudou a definir a identidade visual moderna e arrojada da nossa capital federal". Assim o senador Gim Argello (PTB-DF) iniciou seu pronunciamento em homenagem ao artista plástico, falecido quinta-feira (31) em Brasília. O parlamentar discursou da tribuna do Plenário, em sessão não-deliberativa realizada nesta sexta-feira (1º) que marcou a retomada dos trabalhos legislativos após o recesso do Congresso.

- Bulcão largou a faculdade de Medicina para se dedicar à pintura, com pouco mais de vinte anos. Chegou a Brasília em 1958, quando da construção da cidade, e daqui não mais saiu, tornando-se, em 1997, cidadão-honorário da capital - lembrou o senador em seu discurso.

Para Gim Argello, Athos Bulcão forma, juntamente com Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx, "a geração de ouro da Arquitetura e do Urbanismo brasileiro".

Gim Argello destacou o forte vínculo do artista com Brasília. Conforme observou o senador, as obras de Athos Bulcão apresentam grande afinidade com o "arrojo arquitetônico" da cidade, representando um "feliz casamento" entre artes plásticas e arquitetura.

O parlamentar pelo Distrito Federal também lembrou a participação de Athos Bulcão na fundação da Universidade de Brasília (UnB), entidade que agraciou o artista com o título de Professor Emérito. Argello, autor de requerimento propondo voto de pesar pela morte do artista, encerrou seu discurso agradecendo a dedicação de Athos Bulcão à capital federal.

- Quero expressar, em nome de todos os brasilienses, nosso eterno reconhecimento pela arte de Athos Bulcão, parte inseparável de nossa cidade. Ao artista, o nosso muito obrigado por sua inspiração, que trouxe mais beleza para nossas vidas - declarou.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gim Argello anuncia nova diretoria da Fundação Athos Bulcão

Athos Bulcão é enterrado em Brasília

Athos Bulcão

Athos Bulcão

Senadores homenageiam Athos Bulcão

Obra de Athos Bulcão faz parte do Congresso