Gleisi defende política econômica do governo



A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiou a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência ocorrida nesta terça-feira (3) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo a senadora, Mantega mostrou "a consistência e a coerência" da política econômica do governo, que teria como metas claras o controle da inflação, o crescimento e a distribuição de renda.

- É esse tripé que tem sustentado o sucesso do desenvolvimento brasileiro. Afirmou o ministro que a inflação está sob controle. Aliás, lembrou ele que nós estamos na meta da inflação desde 2005. O regime de metas da inflação começou em 1999, com o então Presidente Fernando Henrique Cardoso. E ele é de grande mérito, porque olhamos para frente e não para trás - disse.

Gleisi lembrou que Lula iniciou seu primeiro mandato com uma inflação de 12,5% ao ano. Segundo ela, desde então, foi implementada "uma política econômica administrada" que conseguiu reverter o quadro. A senadora acrescentou que, do índice de 17,3% registrado em maio de 2003, a inflação passou a uma média de 5%, no início do governo Dilma.

A parlamentar disse também que os juros reais passaram de 16% no governo Fernando Henrique Cardoso para 6% no governo Dilma e que o crescimento econômico anual cresceu de 2,5% para 4,5% ao ano.

- Quando o ministro Guido Mantega afirmou hoje na CAE que o governo está fazendo controle inflacionário, ele tem crédito e respeitabilidade porque trouxe a esta Casa os dados mostrando que a inflação está sob controle, que o juro real caiu e que nós temos crescimento efetivo no país - comentou.



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann elogia política econômica do governo e pede revisão de contratos de concessão de rodovias

Lindbergh Farias defende política econômica do governo

Marta Suplicy defende política econômica do governo Dilma

Sarney defende política econômica do governo para combater inflação

Maranhão defende política econômica de Lula

Saturnino defende mudança de política econômica