Gleisi Hoffman defende reajuste dos valores pagos ao Paraguai por energia de Itaipu



O aumento nos valores pagos pelo Brasil ao Paraguai pela energia produzida em Itaipu significa muito para os paraguaios e não representa peso substancial nas contas do Brasil. A afirmação foi feita pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a comemoração dos 20 anos do Mercosul, nesta quinta-feira (24), no Plenário do Senado.

- Com esse incremento, serão promovidos investimentos em ações sociais e infraestrutura, o que certamente produzirá efeitos positivos na região fronteiriça brasileira e para os brasileiros que moram no Paraguai. E pelo nosso lado, não representa peso substancial nas nossas contas e mesmo nas contas de luz dos cidadãos brasileiros - disse a senadora.

Segundo Gleisi Hoffman, o Acordo de Notas Reversais referente à cessão da energia de Itaipu, assinado entre o Brasil e o Paraguai com o objetivo de corrigir e adequar os valores pagos pelo Brasil pela energia comprada dos paraguaios, deve ser votado na Câmara dos Deputados na próxima semana. A senadora defendeu a aprovação do acordo e disse que o texto não modifica o Tratado de Itaipu. 

- Ele continuará vigente em toda a sistemática de funcionamento, inclusive a que obriga aquele país a vender em sua integralidade o excesso de energia produzida em Itaipu para nós, brasileiros, até o ano de 2023. Apenas foram corrigidos os valores pagos nessa operação.

A senadora disse que, apesar de o Brasil ter investido mais recursos na construção da usina, Itaipu não existiria sem a participação do Paraguai, "pelo menos não naquela posição estratégica". 

- Estamos falando de uma área hidrográfica na faixa de fronteira e daí, desde sempre, a necessidade da binacionalidade da hidrelétrica de Itaipu - disse.

Segundo a senadora, o Paraguai possui a segunda maior população de brasileiros residentes fora do país, cerca de 300 mil pessoas, atrás apenas do número de residentes nos Estados Unidos.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi comemora aprovação do reajuste no valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia de Itaipu

Reajuste do preço da energia de Itaipu paga pelo Brasil ao Paraguai divide senadores

Brasil negocia preço da energia excedente de Itaipu com Paraguai

Falha em Itaipu provoca interrupção do fornecimento de energia no Paraguai

Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai

Representação no Mercosul aprova aumento de remuneração ao Paraguai por energia de Itaipu