Gleisi Hoffmann comemora controle da inflação pelo governo




A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comemorou em Plenário as projeções de analistas e investidores do mercado financeiro que reduziram pela quarta semana consecutiva a projeção da inflação oficial para este ano. Os dados, disse a senadora, são do Relatório Focus divulgado no dia 27 deste mês.

- Só para se ter uma idéia, há quatro semanas o Relatório Focus apontava um IPCA de 6,37%. Há uma semana, de 6,27% e no dia 27 de maio, de 6,23%. A mesma coisa com o IGP-DI. Há quatro semanas, 7,01%. Há uma semana 6,89%, no dia 27 de maio, 6,84%. O IGP-M, há quatro semanas, 6,9%, há uma semana, 6,8% e continua a meta em 6,79% - relatou a senadora.

Gleise Hoffmann lembrou que no início do ano o governo foi acusado de ter perdido o controle da inflação, e rebateu afirmando que a presidente Dilma Rousseff e sua equipe sempre tiveram "muito claro o papel da política econômica, em todas as suas dimensões". Ela recordou que a presidente dizia que o controle e o combate da inflação eram prioridade, mas que isto não seria feito abrindo mão do desenvolvimento econômico, da geração de emprego e da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

Esses índices, afirmou a senadora, mostram que a política econômica conduzida pela presidenta Dilma Rousseff, "a firmeza do Banco Central, a tranquilidade da equipe econômica" estão colocando a inflação "no seu devido lugar".

- Está sob controle, descendo cada vez mais, e chegaremos, no ano que vem, ao centro da meta, mas, o que é mais importante, sem comprometer o desenvolvimento do país, sem comprometer a geração de emprego, sem comprometer o bem estar do povo brasileiro - afirmou.

Gleise Hoffmann disse ainda que os analistas mantiveram em 4% a estimativa de crescimento da economia este ano, enquanto o governo a mantêm em 4,5%. E não é pouca coisa, ainda que fosse 4%. Também a expansão da produção industrial foi mantida em 3,73% pelos analistas, disse.

A senadora lembrou, ainda, que o Brasil criou, em abril, 272.225 empregos com carteira assinada. O resultado, salientou, está acima da média dos últimos quatro anos, que ficou em torno de 250 mil empregos mensais.

30/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann: governo Dilma combate inflação sem estrangular crescimento econômico

Gleisi Hoffmann defende ajuste fiscal anunciado pelo governo

Para Gleisi Hoffmann, Brasil pode confiar nas medidas do governo para combater inflação

Gleisi Hoffmann comemora resultados recentes da economia brasileira

Gleisi Hoffmann comemora lançamento de programas federais que beneficiam mulheres e crianças

Gleisi Hoffmann afirma que não há intransigência do governo sobre concessões