Goellner aponta efeito colateral negativo no Minha Casa Minha Vida



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) afirmou nesta terça-feira (6), em Plenário, que dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o déficit habitacional brasileiro é estimado em 5,8 milhões de casas. Mas Goellner avalia que o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, que prometeu construir um milhão de residências, já produziu um efeito colateral negativo no Distrito Federal e nas cidades do entorno: o preço dos imóveis disparou.

Goellner citou como fonte de informação o jornal Correio Braziliense, que publicou reportagem a respeito. Segundo o jornal, um imóvel residencial em Planaltina de Goiás já dobrou de preço e em Santa Maria um apartamento de dois quartos já custa R$ 100 mil.

- A medida tomada seria desnecessária se, ao invés de criar novos programas e fórmulas inovadoras, o governo se concentrasse em garantir que o FGTS funcionasse para atender uma das razões iniciais para a qual foi criado: permitir efetivamente que o trabalhador pudesse comprar, com seu saldo, a tão sonhada casa própria - afirmou.

O senador pediu apoio para um projeto de lei (PLS 77/08) de sua autoria, que prevê a concessão de incentivo fiscal ao empregador para construção da casa própria para seu empregado. Segundo ele, o empregador seria estimulado a construir moradias para seus empregados ou contribuir para que eles adquiram moradia própria, podendo deduzir a quantia dispendida sob a forma de doação ou patrocínio do Imposto de Renda devido.

Goellner salientou que até o momento nenhum incentivo foi concedido a empresários interessados na redução do déficit de moradias. Para ele, o seu projeto é uma medida de fácil implementação e poderá trazer muitos benefícios para os trabalhadores, especialmente os que vivem no campo.

O senador ainda registrou que no próximo dia 8 a cidade de Cuiabá completará 291 anos de existência.



06/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes aponta discrepância nos números do Minha Casa, Minha Vida

Minha Casa, Minha Vida: relator elogia programa e oposição aponta falhas

Cresce valor máximo para aquisição de casa com recursos do Minha Casa, Minha Vida

Feirão da Casa Própria em Brasília prioriza imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Programa Minha Casa, Minha Vida lança novo empreendimento na Bahia

Segunda fase do Minha Casa, Minha Vida vai fortalecer participação feminina