Goellner elogia sucesso no recolhimento de embalagens de produtos fitossanitários



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) elogiou nesta terça-feira (19) as indústrias e os revendedores de produtos fitossanitários pelo envolvimento no processo de recolhimento de embalagens vazias dos seus produtos. Goellner lembrou que a Lei 9.974, de 2000, que normatiza e viabilizou esse processo, foi uma iniciativa do senador Jonas Pinheiro, de quem é suplente e que faleceu no semestre passado.

Depois de editada a regulamentação da lei, iniciou-se o processo de estruturação das fases de recolhimento das embalagens vazias dos produtos e a operacionalização desse recolhimento, no qual então foram envolvidos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, as indústrias fabricantes e os distribuidores, além dos produtores rurais, recordou o senador.

Goellner ressaltou que, em 2001, foi criado o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), entidade sem fins lucrativos dedicada a gerir a destinação final das embalagens vazias dos produtos fitossanitários. O senador informou que, atualmente, o Inpev possui 375 pontos de recolhimento de embalagens nos estados. Além disso, acrescentou, vem aumentando a sua estrutura de recolhimento e desenvolvendo campanhas e ações para aumentar o nível de conscientização e de participação dos produtores rurais.

O senador Tião Viana (PT-AC) disse, em aparte, que Jonas Pinheiro foi um militante "maduro e efetivo" da busca de um desenvolvimento rural que pudesse respeitar a "mão calejada do produtor rural", mas também estar tecnologicamente atualizado na utilização dos produtos fitossanitários. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que Goellner segue os passos de Jonas Pinheiro na defesa do campo.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo aprova lista de especificação para produtos fitossanitários

Projeto de Goellner prevê recolhimento parcial de multa quando há recurso à decisão do Ministério do Trabalho

Embalagens de produtos veterinários poderão ser devolvidas aos comerciantes

Comissão aprova retorno obrigatório de embalagens de produtos veterinários

CRA examina normas para devolução de embalagens de produtos veterinários

CRA vota projeto que regulamenta destinação de embalagens de produtos veterinários