Gomes defende a unificação das polícias no Fórum Social Mundial
Ele disse que a valorização dos policiais e demais servidores da segurança pública não depende apenas de reajustes salariais, mas do resgate da sua auto-estima a partir de um relacionamento mais profissional entre superiores e subordinados das instituições.
Para o parlamentar, o policial brasileiro somente será sinônimo de segurança pública quando "alcançar a auto-estima necessária, for dotado de conhecimento e aparato tecnológicos e estiver dentro de um sistema de trabalho que preserve o senso ético de forma inviolável". Além disso, ele considera a eficácia judiciária e o controle social do Ministério Público "indispensáveis para coibir relações ilícitas de algum nicho policial com o crime organizado."
O seminário se realiza no Clube Farrapos, com expositores que têm reafirmado a necessidade do atual ofício policial formar parceria com a democracia participativa e os movimentos pelos direitos humanos. "Mas, para isso, é preciso que tenhamos uma polícia unificada e desmilitarizada, livre do abuso hierárquico e da competitividade negativa entre as corporações", esclarece Gomes.
02/05/2002
Artigos Relacionados
Gomes fala de segurança pública no Fórum Social Mundial
MOZARILDO CAVALCANTI DEFENDE UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS
Demostenes defende unificação das polícias civil e militar
Assembléia irá participar do Fórum de Prefeitos no Fórum Social Mundial em 2002
Fórum Social Mundial por intei
Aprovada unificação das polícias