Governador de Alagoas vai depor perante Jefferson Péres como testemunha sugerida por Renan



O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho comunicou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado que aceita depor perante o relator da terceira representação contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), senador Jefferson Péres (PDT-AM). O depoimento terá lugar em Brasília, provavelmente na semana de 12 a 16 de novembro - a data será ainda confirmada pelo relator.

Teotônio é uma das cinco testemunhas sugeridas por Renan na defesa prévia que encaminhou a Jefferson em razão do processo por suposta participação em sociedade secreta com o usineiro João Lyra em um jornal e duas emissoras de rádio. A representação contra Renan por quebra de decoro foi apresentada pelo PSDB, partido do governador de Alagoas, e pelo DEM, com base em denúncia feita pelo usineiro à revista Veja.

Teotônio foi sugerido por Renan porque recebeu apoio do senador peemedebista na eleição para governador de outubro de 2006, pleito no qual João Lyra concorreu pelo PTB. No entender de Renan, ex-aliado de Lyra, o usineiro fez a denúncia motivado por ressentimento. A defesa prévia qualifica Lyra como "um homem desacreditado", que perdeu as eleições e a fortuna, além de ser acusado de crimes contra o Fisco e até de assassinato.

Até agora, já depuseram no processo o economista José Amilton Barbosa, que afirma ter sido o contador da suposta sociedade secreta e o juiz da 16ª Vara Criminal de Maceió, Marcelo Tadeu Lemos de Oliveira, que enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) notícia crime acusando Lyra de ser o autor intelectual do assassinato do funcionário da Secretaria da Fazenda de Alagoas Sílvio Viana.

O empresário Ildefonso Tito Uchôa, primo de Renan, já recebeu o questionário enviado por Péres, uma vez que se recusou a depor perante o relator. Ele é acusado pro Lyra de ser testa-de-ferro da sociedade secreta.



01/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader não é obrigado a depor, diz Jefferson Péres

Conselho de Ética poderá ouvir Marcos Santi como testemunha em processo contra Renan

Foneticista irá depor perante o Conselho de Ética na quarta-feira

Jefferson Péres pede a cassação de Renan

Última testemunha da noite começa a depor

Jefferson Péres diz que não tem dúvida sobre a culpa de Renan