Jader não é obrigado a depor, diz Jefferson Péres



O presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), não é obrigado a comparecer ao depoimento marcado para as 10 horas da próxima quarta-feira (dia 29), pois foi apenas convidado pela comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga denúncias contra ele. A observação foi feita por um dos três integrantes da comissão, senador Jefferson Péres (PDT-AM), em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (dia 24).

- Jader vem se quiser. Pode ser que ele esteja na expectativa das conclusões da comissão para ver se será aberto ou não processo contra ele no Conselho de Ética. Não me perturba nem um pouco o fato de ele não vir. Se isso acontecer, talvez sejam necessárias outras diligências, mas a comissão continuará seus trabalhos da mesma maneira - disse Jefferson.

O senador informou que ainda não ficou definido se a comissão vai precisar de mais tempo para concluir as investigações, mas afirmou que o adiamento só ocorrerá se for realmente necessário. "Ninguém da comissão tem interesse em retardar o final dos trabalhos, mas também não vamos atropelar para encerrar rápido. Acho que o dia dez de setembro é uma data provável", observou.

Jefferson não quis antecipar o roteiro das perguntas que serão feitas ao senador, caso o depoimento aconteça, mas adiantou que todos os casos denunciados poderão ser abordados, apesar de Jader não ser obrigado a responder às questões sobre supostos desvios na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ou a respeito de irregularidades que teriam sido praticadas com a emissão de títulos da dívida agrária (TDAs), pois esses temas não constam das representações feitas contra ele. Já o caso Banpará é motivo de questionamento de uma das representações e está amplamente documentado, explicou Jefferson..

O senador pelo PDT reafirmou sua opinião de que Jader não deve voltar à presidência da Casa e que o melhor seria, segundo enfatizou, que renunciasse ao cargo. "Seu retorno não seria bom para ele e nem para a instituição", afirmou Jefferson.

24/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador de Alagoas vai depor perante Jefferson Péres como testemunha sugerida por Renan

Jefferson Péres diz que depoimento de Jader pode ser antecipado

Jefferson Peres diz que Jader está praticamente eleito

Jefferson Péres cobra de Jader votação de empréstimo pedido pelo BC

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres