Governador e deputados federais do PI pedem apoio de Sarney para construção de gasoduto
Acompanhado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Wellington Dias (PT-PI) e de deputados da bancada federal do Piauí, o governador do estado, Wilson Martins, pediu apoio do presidente do Senado, José Sarney, para o redimensionamento do projeto do gasoduto Meio Norte, que deve ter 948 quilômetros e vazão de 5.5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Sarney prometeu contribuir com o projeto que engloba 37 cidades - 13 do Ceará, dez do Piauí e 14 do Maranhão.
Segundo Wellington Dias (PT-PI), com a construção do gasoduto será possível atender a longo prazo pelo menos metade da demanda do país por gás natural.
- Nós temos na Baia do Parnaíba uma das maiores reservas de gás do Brasil. Os estudos já feitos apenas em uma parte dela colocam um volume que é capaz de abastecer metade do consumo brasileiro - assinalou.
Desde 2006, o projeto já conta com licença prévia e de instalação, mas, de acordo com Wilson Martins, ganhou força com a descoberta da reserva de gás natural na bacia do rio Parnaíba.
- Não viemos falar de sonhos, viemos falar de algo que é real. Em 2006, o projeto não andou porque era o inverso: não tínhamos o gás. Ele viria da Bolívia e atravessaria o Piauí até o Maranhão, mas agora temos o gás, está dependendo da força política do governo federal - disse o governador do Piauí.
30/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Deputados pedem apoio popular para a CPI
Deputados estaduais pedem apoio de Tebet para ampliação de prerrogativas
Deputados gaúchos buscam apoio de parlamentares federais para as emancipações
Deputados estaduais pedem apoio de Jader para acabar com voto secreto
Policiais federais pedem ajuda de Sarney para sair da greve
Hospitais filantrópicos pedem apoio aos deputados