Governador premia 18 Conselhos Comunitários de Segurança por projetos de alcance social
Solenidade foi realizada neste sábado, no Palácio dos Bandeirantes
O governador Cláudio Lembo entregou neste sábado, dia 10, o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária a 18 Conselhos Comunitários de Segurança. Em sua quarta edição, o prêmio visa motivar os Conselhos e divulgar as ações de participação comunitária.
“A polícia não pode ser isolada, ela tem de ser comunitária. E ela só pode ser comunitária com a participação dos Consegs”, disse o governador, ressaltando a importância dos conselhos de segurança.
Entre os selecionados, o Conseg de Mogi Guaçu, da região de Campinas, recebeu o prêmio Destaque 2006 de Participação Comunitária com o projeto “Conseguir – União, Inclusão e Resultado”, que ofereceu cursos de formação profissional e acompanhamento social e psicológico para adolescentes em situação de risco.
Participaram da cerimônia a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, o vereador da Capital Ricardo Montoro, representante da família do ex-governador, a secretária Chefe da Casa Militar, Coronel Fátima Ramos Dutra, representantes de Consegs, entre outras autoridades.
Veja quais foram os Consegs premiados e os respectivos projetos:
Prêmio Destaque Anual 2006: Conseg Mogi Guaçu. O projeto ofereceu cursos de formação profissional e acompanhamento social e psicológico para adolescentes em situação de risco social. Com esse apoio, boa parte dos que participaram do projeto entrou no mercado de trabalho.
Projetos premiados:
Conseg São José dos Campos
Projeto: P favorecidos.<>
Projeto:>
Projeto: Parceiros da Escola. O projeto do Conselho promoveu palestras educativas em escolas e entregou camisetas de uniformes para levantar a auto-estima dos alunos menos favorecidos.
Conseg Praia Grande
Projeto: Conseg nas Escolas. Os CONSEGs Norte e Sul da Praia Grande se uniram na realização de palestras educativas em escolas municipais com temas como: solidariedade, não violência, cidadania, entre outros.
Conseg Sorocaba - Norte
Projeto: Escola Nota 10 – Fase II - Valorização da Vida. Para dar continuidade a um projeto que gerou bons resultados, a segunda fase da Campanha “Escola Nota 10” buscou conter a entrada de adolescentes no mundo das drogas, evitando o consumo e o tráfico.
Conseg Bauru – Centro / Sul
Projeto: Comunidade em Ação Contra a Fome – Passeio Ciclístico. Para participar do passeio ciclístico organizado pelo Conseg, cada pessoa doou 2 quilos de alimento. Os itens arrecadados foram distribuídos para a população carente da região sul de Bauru.
Conseg São Paulo - Alto da Mooca
Projeto: Educação e Valorização dos Trabalhadores da Região da Mooca – Drogas / Álcool. O projeto alfabetizou trabalhadores e reduziu o quadro de analfabetos da região. Além de trabalhadores, outros jovens e adultos receberam reforço escolar.
Conseg São Paulo - Heliópolis
Projeto: GEPAR – Grupo Especial em Projetos e Ações Rápidas. O projeto forma voluntários para atenderem em situações de emergência e risco, tais como afogamento, alagamento, incêndio e atropelamento. Esse atendimento pode ser efetivo ou comunicando-os aos órgãos responsáveis.
Conseg São Paulo - Parque Novo Mundo / Vila Sabrina
Projeto: Conseg Futsal Sub 11, 13 e 15. O projeto visa à integração social e educacional por meio da prática do futebol de salão. Só participam do projeto os alunos com 70% de freqüência nas aulas e 100% de freqüência no projeto.
Conseg São Paulo - São Miguel Paulista
Projeto: Melhoramentos na Praça, Instalação de Biblioteca Pública, Telecentro e Posto da GCM. A iniciativa colaborou na construção de uma base do GCM. O terreno ao lado, antes freqüentado por marginais, foi recuperado e agora há uma praça, uma biblioteca e um telecentro.
Conseg São Paulo – Perdizes / Pacaembu
Projeto: Prédios Antenados. Com a utilização de rádios intercomunicadores, os operadores dos equipamentos instalados em nove prédios da região mantêm comunicação contínua e direta com as polícias para reduzirem a criminalidade do lugar.
Conseg Ribeirão Pires
Projeto: Campanha Desarme-se. Colocando cartazes em escolas e em entidades públicas e privadas do município, o projeto conscientizou a população sobre a importância do desarmamento na redução da violência. Isso aumentou a adesão à entrega voluntária de armas.
Conseg Mairiporã
Projeto: Paz aos Soldados. O projeto distribuiu Bíblias a 80 policiais. A pessoa que entregou a Bíblia ao policial, tornou-se seu intercessor para assuntos espirituais, alguém com quem o policial pode contar nos conflitos pessoais.
Conseg Osasco
Projeto: Campanha de Prevenção aos Golpes e Contos Aplicados por Estelionatários. A comunidade recebeu informações sobre quais são os golpes de estelionato mais comuns, onde eles são aplicados com maior freqüência e como podem ser evitados.
Conseg São Paulo - Parque São Rafael
Projeto: Se Esse Bairro Fosse Meu. Por meio de um concurso de redação na rede pública de ensino sobre o tema “Se esse bairro fosse meu” e do incentivo ao plantio de árvores na região, o Conseg envolveu a comunidade e policiais na realização de ações positivas que fizeram com que as pessoas valorizassem seu bairro.
Conseg Osvaldo Cruz
Projeto: Uma Nova Janela. Foram oferecidas aulas gratuitas de informática a portadores de ne
06/10/2006
Artigos Relacionados
Conselhos Comunitários de Segurança terão nova regulamentação
Comissões aprovam projetos de alcance social
Meio Ambiente: José Goldemberg anuncia criação de conselhos comunitários para gestão de parques
Deputados mantêm vetos do governador e votarão projetos da segurança na quarta
Desenvolvimento Social treina gestores para trabalhar em projetos de segurança alimentar
Alcântara alerta para reduzido alcance social da Internet