Governador sanciona lei que perdoa dívida para pequenos agricultores
Para aderir à regularização, o produtor deverá pagar 10% do valor da dívida
O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta sexta-feira, 5, o projeto de lei que perdoa dívidas do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), de pequenos agricultores do Estado. O projeto retira os juros, a multa e traz uma redução importante para regularizar a situação do pequeno agricultor e dos assentamentos.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
"Estamos reduzindo por lei R$ 64 milhões do Feap de multa de juros e acréscimos. Esperamos também receber R$ 23 milhões dos regularizados. Com isso, os agricultores passam a ter acesso ao crédito do Feap, que tem juros de 3% ao ano, ou seja, juro negativo, já que a inflação é de 6%. E ainda, se pagar o financiamento à vista, os novos financiamentos reduzem para 2,25% de juros ao ano", explicou o governador.
Para aderir à regularização, o produtor deverá pagar 10% do valor da dívida, ou seja, o valor que pegou por ocasião do crédito, somente com correção monetária, sem os juros contratuais e de inadimplência.
Os mutuários que estão endividados ficam impedidos de operar com linhas de financiamento de crédito rural tanto do Feap como outros, devido às restrições cadastrais. Ou seja, quando regularizados, podem voltar a obter recursos para a gestão dos seus negócios.
"É um importante estímulo à pequena agricultura, à agricultura familiar e aos assentamentos, para que eles possam produzir e melhorar sua renda e produtividade", finalizou.
Do Portal do Governo do Estado
07/05/2013
Artigos Relacionados
Valadares pede MP para dar solução definitiva à dívida dos pequenos agricultores
Garibaldi pede solução urgente para dívida dos pequenos e médios agricultores do Nordeste
Agripino condiciona desbloqueio da pauta a solução para dívida dos pequenos agricultores do Nordeste
Efraim quer perdão da dívida para pequenos agricultores prejudicados por problemas climáticos
CAE analisa perdão de dívida de pequenos agricultores
Ato pela revisão da dívida dos pequenos agricultores