Governadores apresentam demandas dos estados ao Congresso



“Não tem sido fácil o nosso trabalho. Precisamos de apoio. É inteligente e necessário para o Brasil que os estados tenham dinheiro para investimentos”. Assim o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, começou a conversa dos governadores com deputados e senadores em busca de de um novo pacto federativo.

Ele comentou que os governadores decidiram, em reunião preparatória ocorrida na terça-feira (12), dividir os temas do debate e alguns deles levarão os comentários em nome de todos os outros.

O governador do Mato Grosso, Andre Puccinelli, foi encarregado de apresentar uma lista de demandas relacionadas à dívida dos estados. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falou sobre novas medidas em análise no Congresso por meio de 23 propostas de emenda à Constituição (PECs) em tramitação que comprometem os orçamentos dos estados – como é o caso do piso nacional da educação.

Em seguida, o governador Cid Gomes, do Ceará, falará dos fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM). Por fim, o pedido de redução a zero da alíquota do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) será trazido à mesa de debate pelo vice-governador do Pará, Helenilson Pontes.



13/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governadores apresentam pauta de reivindicações ao Congresso

Senadores apresentam demandas a diretor da ANTT

Exército e Marinha apresentam demandas à indústria da defesa

Governadores do Sudeste apresentam propostas sobre segurança pública

Valdir Raupp destaca trabalho do Congresso no atendimento de demandas populares

Congresso está votando projetos para atender demandas da sociedade, diz Renan