Governistas buscam acordo para votação da Uergs antes do recesso parlamentar
O vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, deputado Edson Portilho (PT) disse que a bancada de sustentação do governo está fazendo todo o esforço para que o projeto do Executivo Estadual, que propõe a criação da Universidade Pública Estadual (Uergs), seja votado antes do recesso parlamentar. "Estamos buscando um acordo com as demais bancadas da Casa, para viabilizar esta votação até o dia 28 de junho", assinalou Edson Portilho, acreditando na sensibilidade do conjunto dos parlamentares.
Analisando a última audiência pública do Fórum Democrático, realizada durante todo o dia de ontem (28/05), no auditório do parlamento estadual, Edson Portilho destacou a importância do debate sobre a Uergs e a receptividade da sociedade sobre esta iniciativa. "O estatuto deve ser definido pela própria comunidade universitária", defendeu ele, para quem a Uergs deve estar aberta às pessoas de menor poder aquisitivo. Na próxima semana, o Conselho Estadual de Educação vai analisar os prazos legais para o funcionamento da universidade, como registro, procedimentos técnicos e pedagógicos. "Vamos promover um grande debate com o conjunto das bancadas, com os Coredes e com o governo, no sentido de dinamizar as emendas para viabilizar a votação em plenário.
Os deputados petistas vão propor aos deputados Bernardo de Souza (PPS), Iara Wortmann (PMDB), Giovani Cherini (PDT) e aos Coredes, que transformem seus substitutivos em emendas. Os representantes dos movimentos estudantis, de universidades e da comunidade escolar entregaram ao governador Olívio Dutra e aos secretários da Educação e da Coordenação e Planejamento, Lucia Camini e Adão Villaverde uma moção de apoio à criação Uergs.
Olívio Dutra ficou satisfeito com o apoio dos estudantes à UERGS. "Toda a mudança que está ocorrendo no Rio Grande do Sul é resultado da rebeldia do trabalhador e do jovem gaúcho. Essa rebeldia tem causa e essa é a nossa causa", assinalou. O governador lembrou que a proposta de uma universidade estadual existe há mais de 20 nos e é uma luta histórica de estudantes e de professores. Lucia Camini parabenizou a participação dos estudantes nos debates da universidade. "É na caminhada que aperfeiçoamos e garantimos esse sonho. A partir da aprovação do projeto, continuaremos com o debate para transformá-lo em uma grande universidade pública", frisou.
Edson Portilho elogiou a iniciativa do Fórum Democrático que percorreu as 22 regiões do Estado, complementando os debates realizados pelo governo em audiências públicas e através do Orçamento Participativo. "Temos certeza de que o Fórum colaborou, não apenas para complementar o Projeto de Lei, mas para criar um projeto referência no país ", arrematou.
05/28/2001
Artigos Relacionados
Pavan aposta em acordo para votar projetos antes do recesso
Jader aponta quatro prioridades para votação antes do recesso
ANTÔNIO CARLOS ACREDITA QUE CASO LUIZ ESTEVÃO SERÁ RESOLVIDO ANTES DO RECESSO PARLAMENTAR
Raupp prevê votação antes do recesso
Arthur Virgílio defende votação da CSS antes do recesso
Governistas estabelecem acordo para votação dos destaques à reforma do Judiciário