Governo ainda tenta barrar CPI da Petrobras
Em entrevista na tarde desta terça-feira (1º), o líder do PT, Humberto Costa (PE), afirmou que o governo ainda acredita na possibilidade de impedir a criação da CPI da Petrobras.
– Vamos continuar trabalhando com a ideia de não haver CPI. Estamos discutindo qual a melhor estratégia. Hoje vai ter coisa nova, vamos definir ainda hoje – disse o senador.
Para ele, a CPI proposta no Senado tem objeto de investigação muito amplo, o que é questionado pelos governistas.
– A CPI que está sendo proposta já é muito ampla. O que está se propondo ali não é a investigação de um fato determinado, mas é uma verdadeira devassa na Petrobras. São vários assuntos que não guardam relação entre si. Se for esse o entendimento da Mesa do Senado, nós também vamos entender que pode ser ampliado – afirmou Humberto Costa.
O governo não descarta pedir a inclusão de outros assuntos, como denúncias de irregularidades envolvendo os governos de São Paulo e de Pernambuco, o que poderia atingir os candidatos do PSDB e do PSB à Presidência.
Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), no entanto, a ideia é descabida.
– Não há nenhum receio de nossa parte. Isso é improcedente, seria arrombar as portas da Constituição. É descabida a proposta de apensar matéria desconexa, não temos nenhum receio disso. Se o governo insistisse com essa tese iríamos ao STF. Temos 29 assinaturas tanto na CPI do Senado quanto na CPI mista – disse Alvaro.
De acordo com o senador tucano, a oposição está dando preferência para a criação de uma CPI Mista, o que depende apenas de os deputados finalizarem a coleta das assinaturas naquela Casa.
Mesmo assim, afirmou Alvaro Dias, a oposição quer a leitura do requerimento da CPI apenas no Senado o mais rapidamente possível, o que pode acontecer ainda na sessão deliberativa desta terça (1º). O pedido de uma CPI mista só seria lida na próxima sessão do Congresso, agendada para 15 de abril.
– Respeitamos o desejo dos deputados. Eles podem contribuir muito. Mas, se não for possível a mista, será apenas no Senado – afirmou.
01/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim diz que governo ainda tenta desacreditar Francenildo
Conselho tenta barrar volta de Jader ao cargo
Conselho adia votação, mas tenta barrar volta de Jader
Governo já prepara Orçamento para 2007 e Congresso ainda tenta votar a LDO
Governo tenta definir estratégia para evitar CPI da Petrobras
"Precisamos barrar a entrada do agronegócio nas florestas ainda preservadas", afirma Casagrande