Governo aprova parcelamento do IPVA vencido



O governo do Estado aprovou, na manhã de hoje (28/11), a proposta do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) de parcelamento do IPVA atrasado. A proposição do parlamentar vai se tornar um projeto do Executivo a ser enviado para a Assembléia Legislativa na próxima semana.

O IPVA vencido poderá ser parcelado em até 12 vezes, com juros de 1% (um por cento) ao mês. A multa, atualmente de 30%, cairá 18%. Com o parcelamento, mais de R$ 100 milhões que estão inscritos na dívida do imposto, poderão ser arrecadados pelo governo estadual e pelos municípios. Os proprietários de, aproximadamente, 190 mil veículos terão a chance de colocar em dia seus débitos. "Tem gente perdendo o carro em leilão, tem gente que não circula mais com o carro para não correr o risco de tê-lo apreendido", afirma o deputado Lara. Os pequenos e microempresários também poderão regularizar a situação dos veículos de suas empresas. "Tem empresa que usa um carro para trabalhar e não pode perder seu ganha-pão", lembra o parlamentar.

A arrecadação do IPVA deverá aumentar. Além dos R$ 100 milhões que estão atrasados, aqueles proprietários de veículos que estão devendo, colocando sua situação em dia, passarão a pagar na data correta o IPVA que vai vencer. "Quem está em dívida não paga o imposto do ano vigente. O parcelamento vai mudar isso", acredita Lara.

O projeto de parcelamento do IPVA deverá ser enviado pelo Poder Executivo nos próximos dias para poder ser aprovado antes de 15 de dezembro para valer em 2002. Após o protocolo na Assembléia Legislativa, o projeto poderá ir direto para o Plenário. "Havendo acordo de líderes, esta matéria poderá ter um trâmite muito rápido e acredito que isto ocorra porque é do interesse dos cidadãos, municípios e do Estado", conclui Lara.

PIC- Na reunião da manhã de hoje, também foram debatidos o Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC) e a alteração da Lei 10.045/93. Sobre o PIC, o deputado estadual Kalil Sehbe (PDT) frisou que o aumento na alíquota de 25% para 26% não é de apenas um ponto percentual como o governo pretende que a sociedade assim entenda. "O aumento é, na verdade, de 4%. É uma questão de matemática. Um de 25 é quatro, não um", comentou. O deputado estadual Jair Foscarini (PMDB) também participou do encontro.



11/28/2001


Artigos Relacionados


Governo atende pedido de Lara e anuncia parcelamento do IPVA vencido

Fazenda discute parcelamento de IPVA vencido

Lara apresenta proposta de parcelamento do IPVA vencido

Lara apresenta proposta de parcelamento do IPVA vencido

Governo dificulta parcelamento do IPVA atrasado

Decreto que parcela o IPVA vencido sai amanhã