Governo belga quer ampliar relações com o Brasil
O governo da Bélgica que ampliar a troca de informações com o Brasil. O desejo foi anunciado após reunião, nesta quarta-feira (2), do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Desenvolvimento Exterior, Humberto Ribeiro, com o vice-presidente do Governo da Valônia e Ministro da Economia das Micro e Pequenas Empresas, do Comércio Exterior, das Novas Tecnologias e do Ensino Superior da região, Jean-Claude Marcout.
Na oportunidade, Jean-Claude Marcout destacou a instalação de empresas belgas no Brasil e também convênios entre universidades federais brasileiras e belgas que investem tanto em intercâmbio de estudantes quanto em pesquisa científica.
"Outro ponto importante é a internacionalização das pequenas e médias empresas e o desenvolvimento de polos de competitividade. A Bélgica, a exemplo do Brasil, é um país que depende muito dos pequenos e médios empreendedores. Estamos aqui para trocar e aprender com experiências inovadoras", reforçou o ministro belga.
No encontro, Humberto Ribeiro apresentou à delegação a segunda edição do Catálogo de Oportunidades para Investimentos no Brasil. O documento tem como principais objetivos apoiar a tomada de decisões por parte dos investidores - oferecendo acesso a informações seguras, organizadas e de qualidade sobre os projetos - e facilitar a interlocução transparente e consistente entre os agentes públicos (federais, estaduais e municipais) e privados.
O secretário do MDIC também destacou o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs 2013), que debaterá nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, políticas públicas para o setor. "É uma oportunidade para que desenvolvedores conheçam investidores. Conto com o governo da Bélgica e seus representantes no Brasil para estarem conosco e participarem do Simbracs", convidou o secretário do MDIC, que no final deste mês estará na Bélgica, em missão técnica ao porto de Antuérpia. A visita é parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a SCS e o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A visita é especialmente relevante tendo em vista o Plano de Investimento em Logística, que prevê uma série de concessões portos e terminais. Também durante a visita oficial será apresentado às autoridades belgas o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). O sistema desenvolvido pela Receita Federal com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC é considerado uma das iniciativas recentes mais avançadas na área de mensuração de dados de comércio e serviços.
Acompanharam o ministro Jean Claude Macout, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, além de 60 representantes de empresas, universidades e outras instituições belgas interessadas em investimentos no território brasileiro. Também participaram do encontro, Jane Alcanfor de Pinho, Coordenadora-geral de Mercado Externo do MDIC, e Mário Neves coordenador-geral da Rede Nacional de Investimento do MDIC (Renai).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
03/10/2013 12:17
Artigos Relacionados
CAMBOJA QUER AMPLIAR RELAÇÕES COM BRASIL
Brasil quer ampliar relações comerciais com abertura de novas fronteiras de exportação
Fortalecimento de relações com a China deve ampliar fluxo de asiáticos ao Brasil
Agência da ONU quer estreitar relações com Brasil
Brasil quer ampliar acordos previdenciários internacionais
JÚLIO CAMPOS QUER APRIMORAR RELAÇÕES DE CONSUMO NO BRASIL