Governo comete erro histórico ao privilegiar padrão estrangeiro de TV digital, diz Heloísa
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) criticou o governo, na sexta-feira (30), pelo decreto que oficializou a escolha do padrão de tecnologia japonês para a TV digital no Brasil. Heloísa disse não admitir que se tenha apresentado essa decisão com festividade, como se ela fosse o único caminho possível, impedindo que outras pessoas e grupos engajados na causa sequer manifestassem sua opinião.
- Quem pensa que a TV digital é uma excelente oportunidade para promover a diversidade cultural, fortalecer a democracia, desenvolver a ciência e a tecnologia nacionais, incluir socialmente a imensa maioria da população ainda desprovida dos direitos humanos fundamentais tem que entender que optar pelo padrão de tecnologia estrangeira é cometer um erro histórico. Faz falta a pluralidade num debate de algo tão importante como essa questão - disse a senadora.
Heloísa leu trechos da Carta Aberta à Sociedade Brasileira, divulgada pela Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital. Para o grupo, a decisão do governo significa "a morte do sistema brasileiro de TV Digital". O documento lembra que, em nome desse projeto, que se baseava em princípios como a democratização das comunicações, a promoção da diversidade cultural, a inclusão social, o desenvolvimento da ciência e indústria nacionais, foram investidos cerca de R$ 50 milhões na formação de 22 consórcios de universidades brasileiras, envolvendo 1.500 pesquisadores.
"Ao optar pelo modelo japonês, o governo despreza o acúmulo social que sustentou sua eleição, e submete-se de maneira subserviente aos interesses dos principais radiodifusores do país. Com essa decisão, segue tratando a comunicação exclusivamente como uma moeda de troca política. Além disso, mantém uma postura pouco democrática, privilegiando a interlocução com os representantes das emissoras comerciais de televisão e negando-se a abrir espaço semelhante a organizações sociais. Tal postura soma-se à completa falta de transparência na condução do processo decisório", protesta a Frente, na carta lida em Plenário por Heloísa Helena.
30/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA DIZ QUE PRESIDENTE COMETE CRIME DE RESPONSABILIDADE
Zambiasi diz que a rejeição da PEC dos vereadores foi "um erro histórico"
Flexa Ribeiro diz que Lula cometeu seu "maior erro histórico" ao perder a chance de efetuar reformas
Padrão próprio de TV digital preocupa senadores
Delegação brasileira apresenta padrão de TV Digital na África do Sul
Comunicações anuncia rádio digital, mas não define padrão