Governo considera boa a diminuição do consumo de energia no horário de verão



Apesar de ter apresentado um consumo de energia maior que no ano anterior, o resultado do horário de verão deste ano foi considerado “altamente positivo” pelo governo. A redução foi de 2.376 megawatts (MW), no horário de pico, ante 2.587 MW do período anterior. Os resultados foram debatidos nessa quinta-feira (24), durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

“Duzentos megawatts a menos em uma conta de 71 mil MW é uma diferença desprezível”, avalia o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, comparando a diferença da redução do consumo com a demanda total por eletricidade do País.

Segundo Chipp, o aumento no consumo em relação ao horário de verão anterior pode ter sido causado pela mudança de hábito dos brasileiros, especialmente das classes C e D, que, com mais aparelhos eletrônicos, acabam ficando mais tempo em casa.

De acordo com o ONS, o horário de verão, que vigorou de 17 de outubro a 20 de fevereiro, resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia no horário de pico, nas regiões onde o sistema foi adotado. No ano passado, a diminuição foi de 4,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8%, na Região Sul. A economia da geração térmica evitada com a adoção do horário de verão foi estimada em R$ 30 milhões.


Fonte:
Agência Brasil 



25/02/2011 10:54


Artigos Relacionados


Horário de verão e energia na pauta da CI

Horário de verão chega ao fim, mas consumidor deve poupar energia

Horário de Verão 2011-2012 apresenta redução de 4,6% da demanda no horário de pico

Aproveite horário ampliado da ciclovia do Rio Pinheiros durante o Horário de Verão

Governo lança campanha de redução de consumo para afastar risco de racionamento de energia

CI discute fim do horário de verão em GO, TO e DF